APLICATIVOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Authors

  • Bruna Rykelly Ramos dos Santos
  • Ian Lucas Bezerra Duarte
  • Ivens Bruno Vieira Cabral
  • Luzia Karoline Teixeira Leite
  • Thalia Barbosa Caetano
  • Priscila Silva Pontes Pereira

Keywords:

Tecnologia; Assistência de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Aplicativos Móveis.

Abstract

a tecnologia está inserida em várias atividades da área da saúde, sobretudo na Enfermagem. Portanto, este trabalho buscou identificar na literatura o que tem sido produzido entre 2016 e 2021 acerca dos aplicativos móveis no processo de ensino-aprendizagem e na assistência de Enfermagem. Após busca na Biblioteca Virtual de Saúde e aplicação de filtros, foram selecionados 05 artigos. É consenso que a tecnologia, quando testada e validada, possibilitou melhora na qualidade do serviço ofertado à população e também no processo de construção de conhecimento dos estudantes, bem como do sentimento de segurança frente às práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

LORENZETTI, J. et al. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto & Contexto - Enfermagem, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 432 - 439, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000200023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/63hZ64xJVrMf5fwsBh7dnnq/#. Acesso em: 14 out. 2022.

MACHADO, L. D. S. et al. Construção de tecnologia educativa para padronização de procedimentos operacionais da consulta de enfermagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EMEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCAR, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1655. Acesso em: 17 out. 2022.

MOTA, N. P. et al. Aplicativo móvel para ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 72, n. 4, p. 1077-1084, 2019. eAPE02893. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tCbvbjnSBpm9RJyyH77tKhd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 out. 2022.

OLIVEIRA, S. C. et al. Telenfermagem na COVID-19 e saúde materna: WhatsApp® como ferramenta de apoio. Acta Paulistade Enfermagem, São Paulo, SP, v. 34, 2021:eAPE02893. DOI: http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AO02893. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/S8qr8r3pwRjR9jhwDjcMQdh/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2022.

PEREIRA, F. G. F. et al. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 37 n. 2, 2016. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000200414. Acesso em: 20 out. 2022.

SILVA, R.C. et al. A tecnologia em saúde: uma perspectiva psicossociológica aplicada ao cuidado de enfermagem. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 169-173, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/KcL3Rn4MGt78J95Svhh8Rvs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 out. 2022.

SONEGO, A.H.S. et al. M-Learning: Reflexões e Perspectivas com o uso de aplicativos educacionais. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, [s.l], v.11, p. 521-526, 2015. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/521-526.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.

VICENTE, C. et al. Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 40, 2019. e20180483. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180483. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472019000100429&lng=pt& nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2022.

Published

2023-08-31

How to Cite

Santos, B. R. R. dos ., Duarte, I. L. B. ., Cabral, I. B. V. ., Leite, L. K. T. ., Caetano, T. B. ., & Pereira, P. S. P. . (2023). APLICATIVOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Gep News, 7(2), 88–94. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/16065

Issue

Section

Artigos