APLICAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA

A VISÃO DE EXTENSIONISTAS DE UMA BRINQUEDOTECA

Autores

  • Claísa França de Lima
  • Camila França de Lima
  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares
  • Maria Isabel Fernandes Calheiros
  • Sarah Lins de Barros Moreira

Palavras-chave:

Brinquedoteca Hospitalar; Extensão Universitária; Política Nacional de Humanização.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência que objetiva analisar as ações de extensão universitária realizadas em uma brinquedoteca hospitalar e suas imbricações na aplicação da Política Nacional de Humanização. A experiência aponta que a prática acadêmica agrega à formação ao mesmo tempo em que o contato de extensionistas com crianças assistidas na clínica pediátrica auxilia a minimizar o sofrimento e a enfrentar as incertezas geradas pelo adoecimento. Além disso, o brincar livre e protegido dos procedimentos potencializa a sensação de seguridade e reforça os efeitos positivos da ambiência como propostas de cuidado humanizado. Nesse contexto, concluindo a importância da brinquedoteca hospitalar para o tratamento de crianças, por meio do lúdico como suspensão de realidade e acolhimento de acompanhantes que, sem tal dispositivo, estariam envoltos em ansiedades e angústias pelo processo de hospitalização.

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Referências

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Lima, C. F. de ., Lima, C. F. de, Soares, V. F. de O. ., Calheiros, M. I. F., & Moreira, S. L. de B. . (2023). APLICAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA: A VISÃO DE EXTENSIONISTAS DE UMA BRINQUEDOTECA. Gep News, 7(2), 188–194. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/16106

Edição

Seção

Artigos