APLICAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA
A VISÃO DE EXTENSIONISTAS DE UMA BRINQUEDOTECA
Palavras-chave:
Brinquedoteca Hospitalar; Extensão Universitária; Política Nacional de Humanização.Resumo
Trata-se de um relato de experiência que objetiva analisar as ações de extensão universitária realizadas em uma brinquedoteca hospitalar e suas imbricações na aplicação da Política Nacional de Humanização. A experiência aponta que a prática acadêmica agrega à formação ao mesmo tempo em que o contato de extensionistas com crianças assistidas na clínica pediátrica auxilia a minimizar o sofrimento e a enfrentar as incertezas geradas pelo adoecimento. Além disso, o brincar livre e protegido dos procedimentos potencializa a sensação de seguridade e reforça os efeitos positivos da ambiência como propostas de cuidado humanizado. Nesse contexto, concluindo a importância da brinquedoteca hospitalar para o tratamento de crianças, por meio do lúdico como suspensão de realidade e acolhimento de acompanhantes que, sem tal dispositivo, estariam envoltos em ansiedades e angústias pelo processo de hospitalização.
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