MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO NO PÓS-PARTO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Adonay Guedes Cirino
  • Débora Cavalcante Ferro
  • Maykon Douglas Ramos Barros
  • Myrtis Katille de Assunção Bezerra
  • Wendell Costa Melo Filho

Palavras-chave:

amamentação; rede social.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia do uso das redes sociais como ferramenta de suporte profissional no processo de aleitamento materno. Realizou-se uma revisão sistemática de quatro ensaios clínicos randomizados controlados com mulheres no pós-parto e constatou-se que o uso de estratégias participativas por meio das mídias sociais pode ter colaboração positiva para a prevalência e duração do aleitamento materno mesmo após os seis primeiros meses de vida.

Referências

CAVALCANTI, D. S. et al. Online participatory intervention to promote and support exclusive breastfeeding: Randomized clinical trial. Maternal & Child Nutrition, v. 15, n. 3, abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília, DF: MS, 2009. (Cadernos de Atenção Basica, n. 23). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf.

NIELA-VILÉN, H. et al. Breastfeeding preterm infants - a randomized controlled trial of the effectiveness of an Internet-based peer-support group. Journal of Advanced Nursing, v. 72, n. 10, p. 2495–2507, maio 2016.

PALMEIRA, P.; CARNEIRO-SAMPAIO, M. Immunology of breast milk. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 62, n. 6, p. 584–593, set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/QZDBjJ8VTYpWVpXs6RxVjrF/?format=pdf&lang=en.

SALUSTIANO, et al. Fatores associados à duração do aleitamento materno em crianças menores de seis meses. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 34, n. 1, p. 28–33, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgo/a/NSVXKJwRP8fmmS8ZkNXTW7N/?lang=pt.

UZUNÇAKMAK, T.; GÖKŞIN, İ.; AYAZ-ALKAYA, S. The effect of social media-based support on breastfeeding self-efficacy: a randomised controlled trial. The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, v. 27, n. 2, p. 159-165, 2022.

Downloads

Publicado

31/08/2023

Como Citar

Cirino, A. G. ., Ferro, D. C. ., Barros, M. D. R. ., Bezerra, M. K. de A. ., & Melo Filho, W. C. . (2023). MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO NO PÓS-PARTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Gep News, 7(2), 220–227. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/16112

Edição

Seção

Artigos