MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO NO PÓS-PARTO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Adonay Guedes Cirino
  • Débora Cavalcante Ferro
  • Maykon Douglas Ramos Barros
  • Myrtis Katille de Assunção Bezerra
  • Wendell Costa Melo Filho

Palavras-chave:

amamentação; rede social.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia do uso das redes sociais como ferramenta de suporte profissional no processo de aleitamento materno. Realizou-se uma revisão sistemática de quatro ensaios clínicos randomizados controlados com mulheres no pós-parto e constatou-se que o uso de estratégias participativas por meio das mídias sociais pode ter colaboração positiva para a prevalência e duração do aleitamento materno mesmo após os seis primeiros meses de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTI, D. S. et al. Online participatory intervention to promote and support exclusive breastfeeding: Randomized clinical trial. Maternal & Child Nutrition, v. 15, n. 3, abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília, DF: MS, 2009. (Cadernos de Atenção Basica, n. 23). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf.

NIELA-VILÉN, H. et al. Breastfeeding preterm infants - a randomized controlled trial of the effectiveness of an Internet-based peer-support group. Journal of Advanced Nursing, v. 72, n. 10, p. 2495–2507, maio 2016.

PALMEIRA, P.; CARNEIRO-SAMPAIO, M. Immunology of breast milk. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 62, n. 6, p. 584–593, set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/QZDBjJ8VTYpWVpXs6RxVjrF/?format=pdf&lang=en.

SALUSTIANO, et al. Fatores associados à duração do aleitamento materno em crianças menores de seis meses. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 34, n. 1, p. 28–33, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgo/a/NSVXKJwRP8fmmS8ZkNXTW7N/?lang=pt.

UZUNÇAKMAK, T.; GÖKŞIN, İ.; AYAZ-ALKAYA, S. The effect of social media-based support on breastfeeding self-efficacy: a randomised controlled trial. The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, v. 27, n. 2, p. 159-165, 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Cirino, A. G. ., Ferro, D. C. ., Barros, M. D. R. ., Bezerra, M. K. de A. ., & Melo Filho, W. C. . (2023). MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO NO PÓS-PARTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Gep News, 7(2), 220–227. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/16112

Edição

Seção

Artigos