AMAMENTAÇÃO EM PREMATUROS: CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Flavia Danielle Souza de Vasconcelos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Lucas Daniel Souza de Vasconcelos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Claúdio Fernando Rodrigues Soriano UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

Palavras-chave:

Amamentação; Aleitamento Materno; Prematuridade; Formação Profissional.

Resumo

O leite materno está associado à prevenção de doenças e à redução da morbimortalidade neonatal, sendo especialmente essencial no contexto da prematuridade. Assim, é fundamental a capacitação de profissionais de saúde para o manejo adequado da amamentação. OBJETIVO: Verificar o conhecimento relacionado à amamentação de prematuros de profissionais de saúde de um hospital público do estado de Alagoas, Brasil. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, do tipo descritivo e transversal, realizado com 40 profissionais de saúde, sendo 08 técnicos em enfermagem, 12 enfermeiros, 11 médicos, 6 fisioterapeutas, 01 fonoaudiólogo e 02 nutricionistas. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário eletrônico. RESULTADOS: Detectaram-se lacunas sobre: o conhecimento do momento de transição para alimentação oral por sucção, tempo de permanência na mama, duração da mamada e indicações dos métodos alternativos da amamentação. CONCLUSÃO: Existem fragilidades no conhecimento dos profissionais que auxiliam na amamentação de prematuros. O estudo favorece o planejamento de capacitações.

 

Palavras-chave: Amamentação; Aleitamento Materno; Prematuridade; Formação Profissional.

 

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Biografia do Autor

Flavia Danielle Souza de Vasconcelos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

Acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). 

Lucas Daniel Souza de Vasconcelos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

Fonoaudiólogo pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL. Mestrando em Fonoaudiologia pelo Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia - PPGFON UFPB/UFRN/UNCISAL (2022). Pós-graduado em Neuropsicologia pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. Pós-graduando em Neuropsicologia e reabilitação cognitiva, Distúrbios da fala e da linguagem e Análise do comportamento aplicada (ABA) pelo Instituto Facuminas. 

Claúdio Fernando Rodrigues Soriano, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1986), mestrado pela Faculdadede medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em medicina pela Faculdadede medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Professor Titular do Centro Universitário CESMAC e Professor Assistente do Centro Universitário Tiradentes, Presidente da Fundação Cordial, Coordenador de Programa de Extensão Pró-Criança da UNCISAL e Coração de Estudantes da Cordial. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Desenvolvimento Infantil, Emergência Pediátrica, Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascido, mortalidade, desenvolvimento infantil.

Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

Fonoaudióloga (UNICAP); especialista em Disfagia, Fonoaudiologia Hospitalar e Linguagem (CFFa); mestre e doutora em Ciências da Saúde (UNIFESP); professora adjunto da UNCISAL; fonoaudióloga do HUPAA/EBSERH/UFAL; tutora do Método Canguru (âmbito hospitalar). Atuação e pesquisas no âmbito da Neonatologia e da Pediatria, principalmente com os temas amamentação, disfunções orais, prematuridade, primeira infância e interprofissionalismo.

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Vasconcelos, F. D. S. de ., Vasconcelos, L. D. S. de ., Soriano, C. F. R. ., & Santana, M. da C. C. P. de . (2024). AMAMENTAÇÃO EM PREMATUROS: CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Gep News, 7(3), 16–36. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/16357

Edição

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Artigos