ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM NEONATOLOGIA

POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Dandara Dinna Cavalcante da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Milena Alicia da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Rubenita Kelly de Lima Silva
  • Iasmin Daniele Bernardo de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Nara Lúcia Cruz Leite Universidade Federal de Alagoas
  • Anne Laura Costa Ferreira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

estágio clínico, Neonatologia, Cuidados de Enfermagem

Resumo

A assistência de enfermagem a recém-nascidos prematuros é crucial para garantir que esses bebês recebam os cuidados necessários para seu desenvolvimento saudável. Dessa forma, o presente trabalho possui como objetivo relatar as potencialidades e os desafios observados por um estudante durante o estágio curricular obrigatório em neonatologia do curso de graduação em Enfermagem, fundamentos nas vivências do estágio curricular obrigatório de Enfermagem no setor de Neonatologia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) de uma Instituição Federal do Nordeste. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Destacaram-se como potencialidade a importância do estágio curricular obrigatório, equipe multidisciplinar, a educação em saúde e a associação da teoria e prática. Como principal desafio, podem elencar as competências técnicas específicas e as emoções intensas vivenciadas. Portanto, o estágio curricular obrigatório em neonatologia possibilitou oportunidades valiosas às estudantes de enfermagem, pois nesse processo então aprendendo e desenvolvendo habilidades essenciais a assistência ao neonato e sua família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União, Poder executivo, Brasília, 26 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 7 ago. 2023.

FRELLO, A. T. et al. Enfermagem e a relação com as mães de neonatos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, [S. l.], v. 65, n. 3, p. 514-521, jun. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000300018. Acesso em: 7 ago. 2023.

KEGLER, J. J. et al. Fatores associados ao estresse de pais em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Acta Paulista de Enfermagem, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 1-8, jul. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2023ao02061.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 7 ago. 2023.

NARVAI, P. C.; NORO, L. Estágio curricular obrigatório no SUS: saber aonde ir para não ser levado a qualquer lugar. Revista da ABENO, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1624, 2022. DOI: 10.30979/revabeno.v22i2.1624. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1624. Acesso em: 7 ago. 2023.

NOLETO, R. C.; CAMPOS, C. F. Estratégias desenvolvidas pelos enfermeiros para garantir a segurança do paciente na unidade de terapia intensiva neonatal. Facit Business and Technology Journal, v. 2, n. 16, 2020. Disponível em: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/view/605. Acesso em: 7 ago. 2023.

SANTOS, E. C. G. et al. Brazilian Nursing Higher Education and sociological’s history of identities. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, p. e32611931529, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31529.Acesso em: 07 ago. 2023.

SANTOS, T. C. dos; OLIVEIRA, A. C. D. Suporte da enfermagem nos cuidados ao recém-nascido. Revista Saúde Dos Vales, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/rsv/article/view/251. Acesso em: 7 ago. 2023.

SILVA SOUZA, M. et al. Boas práticas de segurança na assistência multidisciplinar em terapia intensiva neonatal: uma revisão integrativa. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e30329, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30329. Acesso em: 7 ago. 2023.

VENTURA, M. W. S. et al. Safety culture in the Neonatal Intensive Care Unit: contributions from the multiprofessional team. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 311-322, jun. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9304202200020007. Acesso em: 7 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Silva, D. D. C. da, Santos, M. A. da S., Silva, R. K. de L., Oliveira, I. D. B. de, Leite, N. L. C., & Ferreira, A. L. C. (2024). ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM NEONATOLOGIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Gep News, 8(2), 2–8. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18433

Edição

Seção

Artigos