ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM NEONATOLOGIA

POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Authors

  • Dandara Dinna Cavalcante da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Milena Alicia da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Rubenita Kelly de Lima Silva
  • Iasmin Daniele Bernardo de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Nara Lúcia Cruz Leite Universidade Federal de Alagoas
  • Anne Laura Costa Ferreira Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

estágio clínico, Neonatologia, Cuidados de Enfermagem

Abstract

A assistência de enfermagem a recém-nascidos prematuros é crucial para garantir que esses bebês recebam os cuidados necessários para seu desenvolvimento saudável. Dessa forma, o presente trabalho possui como objetivo relatar as potencialidades e os desafios observados por um estudante durante o estágio curricular obrigatório em neonatologia do curso de graduação em Enfermagem, fundamentos nas vivências do estágio curricular obrigatório de Enfermagem no setor de Neonatologia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) de uma Instituição Federal do Nordeste. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Destacaram-se como potencialidade a importância do estágio curricular obrigatório, equipe multidisciplinar, a educação em saúde e a associação da teoria e prática. Como principal desafio, podem elencar as competências técnicas específicas e as emoções intensas vivenciadas. Portanto, o estágio curricular obrigatório em neonatologia possibilitou oportunidades valiosas às estudantes de enfermagem, pois nesse processo então aprendendo e desenvolvendo habilidades essenciais a assistência ao neonato e sua família.

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Published

2024-12-03

How to Cite

Silva, D. D. C. da, Santos, M. A. da S., Silva, R. K. de L., Oliveira, I. D. B. de, Leite, N. L. C., & Ferreira, A. L. C. (2024). ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM NEONATOLOGIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Gep News, 8(2), 2–8. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18433

Issue

Section

Artigos