CALÇAMENTO DE LUVAS ESTÉREIS DURANTE MONITORIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
Enfermagem; monitoria acadêmica; luvas estéreis; calçamento; ensino.Resumo
A Enfermagem consiste numa ciência capaz de sintetizar saberes e feitos sociais, éticos e políticos desenvolvidos através do ensino, pesquisa e extensão. A monitoria acadêmica surge como um suporte pedagógico que auxilia os discentes no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como objetivo retratar a experiência vivenciada na monitoria prática de calçamento de luvas estéreis e abordar de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades para realizar este procedimento. Na prática de monitoria, foi realizada a dinâmica do calçamento de luvas, com a utilização de tinta guache nas mãos dos discentes para representar os microrganismos responsáveis pela contaminação que, comumente, não são perceptíveis a olho nu e podem
ocasionar danos à saúde dos pacientes. Desta feita, a técnica abordada demonstrou efetividade no ensino e aprendizagem prática, uma vez que instigou o interesse dos alunos em realizar a técnica com maior eficácia e segurança, proporcionando uma menor margem de erros em sua futura prática profissional.
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Referências
BURGOS, C. N. et al. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 9, n. 14, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/30816/pdf. Acesso em: 6 ago. 2023.
CARVALHO, I. S. et al. Monitoria em semiologia e semiotécnica para enfermagem: um relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 2, n. 2, p. 464-471, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reu fsm/article/view/3212/3775. Acesso em: 6 ago. 2023.