CALÇAMENTO DE LUVAS ESTÉREIS DURANTE MONITORIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Keywords:
Enfermagem; monitoria acadêmica; luvas estéreis; calçamento; ensino.Abstract
A Enfermagem consiste numa ciência capaz de sintetizar saberes e feitos sociais, éticos e políticos desenvolvidos através do ensino, pesquisa e extensão. A monitoria acadêmica surge como um suporte pedagógico que auxilia os discentes no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como objetivo retratar a experiência vivenciada na monitoria prática de calçamento de luvas estéreis e abordar de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades para realizar este procedimento. Na prática de monitoria, foi realizada a dinâmica do calçamento de luvas, com a utilização de tinta guache nas mãos dos discentes para representar os microrganismos responsáveis pela contaminação que, comumente, não são perceptíveis a olho nu e podem
ocasionar danos à saúde dos pacientes. Desta feita, a técnica abordada demonstrou efetividade no ensino e aprendizagem prática, uma vez que instigou o interesse dos alunos em realizar a técnica com maior eficácia e segurança, proporcionando uma menor margem de erros em sua futura prática profissional.
Downloads
References
BURGOS, C. N. et al. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 9, n. 14, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/30816/pdf. Acesso em: 6 ago. 2023.
CARVALHO, I. S. et al. Monitoria em semiologia e semiotécnica para enfermagem: um relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 2, n. 2, p. 464-471, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reu fsm/article/view/3212/3775. Acesso em: 6 ago. 2023.