DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM HOSPITAIS-ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA CUIDADOS PALIATIVOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Palavras-chave:
Cuidados Paliativos Neonatais; competências profissionais, integração ensino-pesquisa.Resumo
Este artigo examina os obstáculos e as estratégias para a integração entre ensino e pesquisa em um hospital-escola dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com especial ênfase na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e nos cuidados paliativos. Método: Este estudo se baseia numa revisão da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: Cuidados paliativos neonatais; Competências profissionais, Integração ensino-pesquisa. Discussão: São discutidos os desafios éticos e organizacionais relacionados à comunicação de más notícias e à prestação de cuidados paliativos. Considerações finais: A integração entre ensino e pesquisa nos hospitais-escola do SUS enfrenta desafios estruturais, carga excessiva de trabalho e lacunas curriculares, exigindo modernização, parcerias, revisão dos currículos e treinamentos focados em habilidades comunicativas e emocionais.
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Referências
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