DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM HOSPITAIS-ESCOLA

PERSPECTIVAS PARA CUIDADOS PALIATIVOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Authors

  • Mariana Leite de Almeida Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Vana Janaína Gomes Ribeiro Coutinho Frazão Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Keywords:

Neonatal Palliative Care; professional competencies; teaching-research integration.

Abstract

Este artigo examina os obstáculos e as estratégias para a integração entre ensino e pesquisa em um hospital-escola dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com especial ênfase na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e nos cuidados paliativos. Método: Este estudo se baseia numa revisão da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: Cuidados paliativos neonatais; Competências profissionais, Integração ensino-pesquisa. Discussão: São discutidos os desafios éticos e organizacionais relacionados à comunicação de más notícias e à prestação de cuidados paliativos. Considerações finais: A integração entre ensino e pesquisa nos hospitais-escola do SUS enfrenta desafios estruturais, carga excessiva de trabalho e lacunas curriculares, exigindo modernização, parcerias, revisão dos currículos e treinamentos focados em habilidades comunicativas e emocionais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 9 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 41, de 31 de outubro de 2018. Estabelece diretrizes para a organização dos CP no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 22 nov. 2018.

CAVALCANTE, P. A. et al. Protocolo SPIKES na comunicação de más notícias: uma revisão. Revista Brasileira de CP, Brasília, v. 10, n. 2, p. 56-67, 2020.

KUROGI, R. et al. Comunicação eficaz em CP: desafios e soluções. Journal of Palliative Care, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 29-38, 2022.

MARTINS, A. L.; SILVA, T. P. Coordenação entre ensino e pesquisa: um desafio para os hospitais-escola. Revista de Gestão em Saúde, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 39-50, 2022.

Published

2025-01-29

How to Cite

Almeida, M. L. de, & Frazão, V. J. G. R. C. (2025). DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM HOSPITAIS-ESCOLA: PERSPECTIVAS PARA CUIDADOS PALIATIVOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Gep News, 8(3), 15–20. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/19060

Issue

Section

Artigos