OBESIDADE EM PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA EM FASE NÃO DIALÍTICA: UM NOVO PERFIL NUTRICIONAL

Autores

  • Rayne Gomes Amorim Nutricionista. Mestranda em Nutrição Humana do Programa de Pós Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Alagoas.
  • Fabiana Andréa Moura Nutricionista. Doutora em ciências da saúde. Professora adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas.
  • Juliana Célia de Farias Santos Nutricionista. Doutora em ciências da saúde. Professora adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas.

Resumo

Objetivo:Avaliar o perfil clínico e nutricional de portadores de doença renal crônica em fase não dialítica. Métodos:Estudo transversal, realizado no ambulatório de nutrição em nefrologia de Maceió-Alagoas, foram estudados os dados clínicos e nutricionais de portadores de doença renal crônica nos estágios de 1 a 5, sem tratamento dialítico. Resultados: Amostra composta por 85 pacientes, 61,2% adultos e 38,8% idosos. 84% apresentaram hipertensão e 48,8% diabetes. Do total, 63,2%, encontravam-se nos estágios 3 e 4 da doença renal e 61,45% apresentaram sobrepeso/obesidade. Conclusão: O estudo evidencia uma mudança no perfil nutricional, com elevada prevalência de sobrepeso/obesidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Amorim, R. G., Moura, F. A., & Santos, J. C. de F. (2019). OBESIDADE EM PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA EM FASE NÃO DIALÍTICA: UM NOVO PERFIL NUTRICIONAL. Gep News, 2(4), 35–53. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7233

Edição

Seção

Artigos