ÍNDICE TORNOZELO BRAQUIAL
ENSINO E USO DESSA FERRAMENTA DIAGNÓSTICA
Keywords:
Índice Tornozelo-Braço, Ensino, Fisiologia.Abstract
O uso do Índice Tornozelo-Braquial (ITB) é capaz de fornecer amplos dados sobre o estado fisiopatológico da circulação de um paciente, principalmente quando feito por ultrassonografia Doppler, sendo então um modelo de baixo custo e alta eficiência no diagnóstico de doenças ateroscleróticas em sua fase inicial. Dessa forma, o ensino do referido método em escolas médicas se mostra de grande valor, dada a epidemiologia das doenças circulatórias no Brasil. Objetiva-se relatar a experiência de monitor da matéria fisiologia ao ensinar a técnica do ITB a graduandos. Trata-se de um relato de experiência de graduando do segundo ano em medicina, monitor da matéria fisiologia, ao ensinar a aferição do ITB a oito alunos do primeiro ano, com a prática ocorrida na UFAL. Utilizou-se o ultrassom Doppler e uma metodologia teórico-prática de ensino, com uma breve explanação sobre o que é e para que serve a técnica seguida de exemplificação da mesma, com um dos alunos como voluntário. Embora relativamente simples, a prática com Doppler requer certo tempo até se ter uma familiarização com o equipamento e melhorar a angulação e destreza. Ainda assim, os alunos mostraram interesse, devido principalmente pelo emprego do ultrassom e por ser algo que se aproxima da prática clínica no meio do ensino das matérias base, enriquecendo a monitoria. Com alto entusiasmo e simplicidade do emprego da técnica, pode-se afirmar que houve progresso no entendimento da fisiologia cardiovascular, o que influi diretamente num aproveitamento melhor das demais matérias dos ciclos posteriores. O conhecimento do funcionamento dinâmico vascular básico do organismo é papel da fisiologia circulatória, e seu ensino pode ser aprimorado por numerosas técnicas utilizadas em ambulatórios clínicos. Por isso, o emprego do ITB com Doppler é de grande valia para os graduandos, sendo uma técnica simples e bem ilustrativa.