WINNICOTT

UMA LEITURA SOBRE A CLÍNICA DO AUTISMO

Authors

  • Lídia Micaely Ferreira da Silva Moraes
  • Thaís Beríl Pimentel Vasconcelos
  • Indyra Dayane Cândido Pontes da Silva

Abstract

A inserção no campo de estágio da psicologia clínica possibilitou o contanto com demandas que muitas vezes não tivemos durante a graduação. Um dessas demandas foi o acompanhamento psicoterápico de crianças autistas ou em fase de investigação diagnóstica. Ao iniciar o estágio, observamos alguns casos de crianças que chegavam ao serviço de psicologia com a suspeita de autismo e em muitas situações, o diagnóstico de autismo era descartado por profissionais (de outras instituições) após um certo tempo de acompanhamento psicoterápico e em outros serviços. Com isto, surgiu a indagação de como algumas características das crianças eram amenizadas ou deixaria de existir durante esse processo. Nesta pesquisa objetivou-se uma reflexão através da teoria de Winnicott, condições essenciais da etiologia do autismo e o manejo clínico na psicoterapia infantil. Foi realizado um ensaio teórico tendo como base dois capítulos (25 e 26) do livro Pensando Sobre Crianças (1997). Apesar do material escrito por Winnicott ser considerado pouco, ao longo de toda sua obra ele deu pistas sobre sua investigação do estado do autismo e as caracterizas autísticas. Conclui-se que é necessário que o terapeuta exerça um manejo adequado para cada caso clínico, possibilite um espaço potencial e seguro para o desenvolvimento das crianças e principalmente que esteja disponível para brincar com a criança. O brincar na clínica do autismo é essencial, e caso a criança não brinque, o terapeuta deverá ser capaz de fazer ela brincar; caso o terapeuta não saiba brincar, ele não está apto para o trabalho.

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Published

2021-08-03

How to Cite

Moraes, L. M. F. da S., Vasconcelos, T. B. P., & Silva, I. D. C. P. da. (2021). WINNICOTT: UMA LEITURA SOBRE A CLÍNICA DO AUTISMO. Gep News, 1(1), 34–43. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12186

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Artigos