EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E FORMAÇÃO EM SAÚDE
VIVÊNCIAS DE MONITORES DO PROGRAMA PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE
Abstract
O Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde/Interprofissionalidade fomenta a formação permanente dos profissionais de saúde bem como de iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos aos estudantes da área, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disto, o objetivo do trabalho é relatar as experiências vivenciadas por monitores do PET-Saúde/Interprofissionalidade no trabalho interprofissional e na formação em saúde. Seu desenvolvimento ocorreu no segundo distrito sanitário de saúde de Maceió. O PET-Saúde/Interprofissionalidade possibilitou aos seus integrantes o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar uma prática interprofissional, o melhor reconhecimento do seu núcleo de conhecimento profissional e principalmente o conhecimento dos saberes e fazeres das demais profissões envolvidas, além de aprender a executar o diagnóstico e planejamento em saúde, bem como experiências no ambiente da atenção primária à saúde na gestão e assistência. Nessa perspectiva, a educação interprofissional mostra-se como uma importante ferramenta para a transformação do processo formativo, que visa à melhoria da colaboração e da qualidade da atenção à saúde.
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References
SANTOS, J. L.; BATISTA, S. H. S. S. Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional. Interface, Botucatu, v.22, p.1589-1600, 2018. Suppl.2. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2018.v22suppl2/1589-1600/. Acesso em: 03 out. 2020.