SEXUALIDADE FEMININA
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PRAZER SEXUAL E ANORGASMIA FEMININA
Abstract
Este trabalho traz uma revisão bibliográfica sobre a sexualidade, em específico sobre a anorgasmia feminina, caracterizada pela ausência do orgasmo nas mulheres. Ao longo do trabalho foram apontadas reflexões sobre a temática. Foram pesquisadas evidências e características sobre o que temos de material bibliográfico sobre o tema anorgasmia feminina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. A base de dados utilizada foi a plataforma virtual Google Scholar, utilizando os descritores: “anorgasmia feminina” AND “sexualidade” AND “orgasmo”. Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis online e na íntegra e estudos publicados em português. Os critérios de exclusão foram: capítulos de livros e manuais. Foram encontrados um total de 16 (dezesseis) estudos e 3 (três) foram selecionados por se enquadrarem nos critérios da pesquisa. A literatura traz uma quantidade significativa de mulheres que não conseguem atingir o clímax em suas relações sexuais, algo que acontece ao longo dos séculos, e por questões sociais e culturais, não era pauta de discussões. Trazendo esse recorte, percebe-se que disfunções sexuais femininas ainda existem, mas a concepção de muitos indivíduos acerca do tema evoluiu. Viver a sexualidade de maneira satisfatória em suas relações sexuais, também é direito da mulher.
Downloads
References
DIAS, A. S. Antropologia da sexualidade: o orgasmo e sua fisiologia. 2018. Monografia (Especialização em Sexualidade) - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/54773.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
DIAS, J. C. et al. Anorgasmia feminina. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, Guarapuava, v.2, n.6, 2015. Disponível em: http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/145. Acesso em: 15 out. 2020.
TEIXEIRA, S. I. M. O papel da inibição/excitação sexual e da qualidade do relacionamento no orgasmo feminino. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto, [s.l.], 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10437/9932. Acesso em: 15 out. 2020.