CONSTRUCTION OF AN EDUCATIONAL RESOURCE ON ENVIRONMENTAL COMFORT IN ADULT INTENSIVE CARE UNITS
Abstract
A Unidade de Terapia Intensiva é uma área de internação hospitalar individualizada, pois tem como objetivo a preservação da vida e a restauração da saúde de pacientes que têm a necessidade de uma assistência intensiva. Constantemente é classificado como um setor desagradável, com exposição excessiva a estímulos dolorosos, luminosidade constante, variações de temperaturas, assim como condutas clínicas invasivas que são frequentes em sua prática de cuidados. Refletir sobre um desempenho assistencial que avalie os usuários de saúde e seus familiares como seres humanos, que têm sentimentos e convicções e não somente como uma peça de trabalho dos profissionais de saúde, é uma tarefa necessária e árdua. O presente estudo teve como objetivo o planejamento e a confecção de um recurso educacional, subsidiado pelo método CTM3 que, por meio da análise transacional, multi sensorialidade e neurolinguística, explora as estruturas de personalidade, sentidos humanos e o uso de âncoras. O tema abordado no recurso educacional em questão se refere ao conforto ambiental em Unidades de Terapia Intensiva adulto. O público alvo são os profissionais de saúde de todos os níveis de formação, pacientes, acompanhantes e profissionais técnico-administrativos de Unidades de Terapia Intensiva adulto, e o tipo de recurso elaborado foi um vídeo. Método: Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo transversal de finalidade tecnológica. Conclusão: Conclui-se, em acordo com os dados demonstrados na literatura, que os recursos educacionais, especialmente os confeccionados em vídeo, por sua facilidade de propagação, surgem como ferramenta relevante no processo de ensino-aprendizagem no contexto da educação em saúde, sobretudo porque instiga, no público alvo, o processo crítico, de cognição e a capacidade de participar ativamente da edificação do saber e do fazer no intuito de melhorar o cenário individual e coletivo.
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