ESTÁGIO DOCENTE COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM ENSINO EM SAÚDE E TECNOLOGIA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Keywords:
ensino; educação em saúde; tecnologia.Abstract
o objetivo é relatar a experiência do Estágio Docente Supervisionado como contribuição para a formação do mestre na área do Ensino em Saúde e Tecnologia. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por três mestrandas de uma Universidade pública do Estado de Alagoas, na turma multidisciplinar de Pesquisa em Saúde 1, de julho a outubro de 2022. A vivência resultou em uma visão para a prática docente, através da ação, reflexão, observação e exemplos que foram ofertados pelos docentes. A preparação pedagógica, por meio do estágio docente, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem na formação de docentes do Ensino Superior.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Brasília, DF]: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394. Acesso em: 22 de out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital Pró-Ensino na Saúde nº 24/2010. Brasília, DF: CAPES; 2010. Disponível em: http://www1.capes.gov. br/images/stories/download/bolsas/Edital_EnsinoSaude_2010.pdf. Acesso em: 22 de out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 131, de 28 de junho de 2017. Dispõe sobre o mestrado e o doutorado profissionais. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 124, p. 17, 30 jun. 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/ id/19150989/do1-2017-06-30-portaria-n-131-de-28-de-junho-de-2017-19150907. Acesso em: 22 de out. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 60, de 20 de março de 2019. Dispõe sobre o mestrado e o doutorado profissionais, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 56, p. 26, 22 mar. 2019. Disponível em: http://cad.capes. gov.br/ato-administrativodetalhar?idAtoAdmElastic=884. Acesso em: 22 de out. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 73, 19 abr. 2010. Disponível em: https://www.gov.br/esg/pt-br/pesquisa-e-pos-graduacao/mestrado/area-do-aluno/bolsa-demandasocial-2020/portaria-no-76- de-14-de-abril-de-2010.pdf/view. Acesso em: 22 out. 2022.
FRANCI R, Y. S. Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. [s. l.]: CRV, 2017.
FALCÃO, D.; MORAN, J. Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: Modelos Híbridos. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
LIMA, J. G.; LEITE, L. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 100, n. 256, 18 jun. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/esg/pt-br/pesquisa-e-pos-graduacao/mestrado/area-doaluno/bolsa-demanda-social-2020/portaria-no-76-de-14-de-abril-de-2010.pdf/view. Acesso em: 22 out. 2022.
JOAQUIM, N. F.; NASCIMENTO, J. P. B.; VILAS BOAS, A. A; SILVA, F. T. Estágio docência: um estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 6, p. 1137-1151, 2011 Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/840/84020810009.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.
JOAQUIM, N. F; VILAS BOAS, A. A; CARRIERI, A. P. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário?. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 2, p. 351-365. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29826312005. Acesso em: 24 out. 2022.
LEAL, E. A.; FERREIRA, L. V.; FARIAS, R. S. O Papel do Estágio Docência no Desenvolvimento de Competências Didático-Pedagógicas no Contexto da Pós-graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 14, n. 2, 28 jun. 2020. Disponível em: https://www.repec.org.br/repec/citationstylelanguage/get/turabian-fullnotebibliography?submissionId=2525. Acesso em: 25 de out. 2022.
PASQUALLI, R.; VIEIRA, J. D. A; CASTAMAN, A. S. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, n. 7, jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2503. Acesso em: 22 out. 2022.
ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; DELUCA, G. Aprender e ensinar: o dueto do estágio docente. Cadernos EBAPE, v. 15, n. 4, p. 974-989, 2017 Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/cebape/v15n4/1679-3951-cebape-15-04-974.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.