UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA LEVE COMO ESTRATÉGIAS PARA COLETA DE DADOS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Keywords:
Tecnologia em Saúde; Enfermagem; PesquisaAbstract
A Tecnologia em Saúde pode ser definida como um conjunto de instrumentos materiais e não-materiais que auxiliam na prática assistencial e científica. Nesse contexto, este estudo objetiva relatar a experiência discente utilizando a tecnologia leve durante a coleta de dados de uma pesquisa em saúde. Trata-se de um estudo tipo relato de experiência que permite a apresentação de práticas e/ou intervenções científicas. Os resultados evidenciaram que a utilização da tecnologia leve pelos pesquisadores conduziu um acolhimento através da roda de conversa, coleta de dados e da interação com os participantes da pesquisa. Concluindo que a abordagem com instrumentos materiais e não materiais de tecnologias leves facilitam e aprimoram todo o processo de coleta e preenchimento de formulários para a pesquisa científica.
Downloads
References
CRISTINA, C. D. G. et al. O efeito das tecnologias leves aplicadas pelo enfermeiro à gestante que vive com HIV na rede de saúde. Revista da Jopic, v. 7, n. 11, 2021. Disponível em: https://revista.unifeso.edu.br/index.php/jopic/article/view/2886/1130. Acesso em: 27 out. 2022.
CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Revista de Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-produo-doconhecimento-na-construo-do-saber-sociocultural-e-cientfico. Acesso em: 26 out. 2022.
CLIMACO, L. et al. Pré-natal masculino: um relato de experiência no contexto da educação em saúde. Enfermagem em foco, v. 11, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.2222. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2222. Acesso em: 27 out. 2022.
FRANCO, P. C. et al. Construção de tecnologia leve como produto da disciplina segurança do paciente. Revista eletrônica acervo saúde, n. 50, p. e3182, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e3182.2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3182. Acesso em: 27 out. 2022.
FRAKLIN, R. F. M. et al. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Dossiê Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil,v. 17 n. 48, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 27 out. 2022.
GONÇALVES, G. A. A. et al. Percepções de facilitadores sobre as tecnologias em saúde utilizadas em oficinas educativas com adolescentes. REME; Revista Mineira de Enfermagem, v. 24, 2020. e-1273. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1051249. Acesso em: 27 out. 2022.