O VÍDEO COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O MÉTODO CANGURU

Authors

  • Bruna Lima da Silveira
  • Mirelle Alessandra Silva de Medeiros

Abstract

O Método Canguru é uma estratégia que visa garantir a humanização do cuidado neonatal, tendo como propostas: acolhimento ao recém-nascido e família; clínica ampliada; e cuidado com a ambiência das Unidades Neonatais. O uso de recursos educacionais, como elementos de promoção à saúde, colabora para a disseminação de conhecimento, construção de comportamentos e atitudes saudáveis, assim como para a autonomia materna no cuidado com seu bebê. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de elaboração de um vídeo educativo para utilização em atividades de educação em saúde sobre o Método Canguru, direcionado às mães de bebês prematuros. Descrição da experiência: A experiência teve início com a concepção do produto educacional, concomitante a busca na literatura por informações sobre a temática e descrição do referencial metodológico que subsidia as etapas de estruturação de um produto educacional. O vídeo foi elaborado na plataforma digital Canva®. A concepção foi fundamentada em referenciais teóricos disponíveis em bases de dados científicas, utilizando o descritor Método Canguru. O vídeo contém instruções e orientações que falam sobre o que é, objetivos, importância e como deve ser feito o Método Canguru, sendo intitulado Atenção Humanizada ao Recém-nascido: Método Canguru. Conclusão: A educação em saúde constitui fator indispensável para a mudança de comportamentos, pressupondo transmissão de conhecimentos com participação ativa dos sujeitos envolvidos. O recurso educacional em vídeo tem a potencialidade de reunir elementos motivacionais, que despertam o interesse em participar de um processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento.

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Published

2024-05-07

How to Cite

Silveira, B. L. da, & Medeiros , M. A. S. de. (2024). O VÍDEO COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O MÉTODO CANGURU . Gep News, 8(1), 71–78. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/17603

Issue

Section

Artigos