PROMOÇÃO À SAÚDE RENAL NO DIA MUNDIAL DO RIM
EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EXTENSIONISTA
Keywords:
Nefrologia; promoção à saúde; prevenção; Extensão; Saúde Digital.Abstract
As ações extensionistas promovidas pelas universidades e Centros de Formação tem como principal objetivo ser a ponte entre o conhecimento adquirido no meio acadêmico e a sua disseminação à comunidade em geral. As ações de saúde visam preparar os usuários desse sistema para tornarem-se protagonistas no gerenciamento da sua saúde e de quem os cercam, por meio da informação, demonstração e orientação do uso de recursos disponíveis e em como reconhecer hábitos, sinais e sintomas que possam oferecer riscos ao seu bem estar e integridade física. As atividades de extensão voltadas à promoção de saúde renal, ocorridas em alusão ao Dia Mundial do Rim, levou docentes e discentes das áreas de Medicina, Nutrição e Educação Física à comunidade, oferecendo serviços de triagem de riscos para doenças renais, aferição de pressão, medição de glicose capilar, orientações nutricionais e de atividades físicas como forma de propagar o conhecimento acadêmico de forma prática à população. Além disso, a ação atua no nível da prevenção primária, fazendo com que a população desperte a consciência da importância dos cuidados que deve tomar para obter melhores desfechos devido à atuação e intervenção precoce. Por fim, o trabalho integrado desses atores contribue para o fortalecimento da implementação da ESD28, que atualmente tem o desafio de aliar os 3 eixos de ação, com foco até o final de 2028.
Downloads
References
AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Nutrition Recommendations and Interventions for Diabetes. A position statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care, v. 31, p. 61-78, 2008. Suppl. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. Brasília : Ministério da Saúde, 2020. 128 p. : il.
FERREIRA, K. A. Análise de custo-efetividade de procedimentos para o adiamento da fase terminal da doença renal crônica associada ao diabetes mellitus e à hipertensão arterial sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
PORTO, C.C. Semiologia Médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019
SANTOS, R. N. L. C. dos. Integralidade e Interdisciplinaridade na formação de estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 3, p. 378 -387, 2015.
SOCIEDADE DE NEFROLOGIA DO ESTADO (São Paulo). Doença renal crônica atinge 12 milhões no Brasil. São Paulo: SNE, 2009.