RELATO DE EXPERIÊNCIA
ESCOLHA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM UMA UNIDADE DOCENTE ASSISTENCIAL
Keywords:
Heath Management; Primary Health Care; Educational-Assistance Unit; healthcare digitization; Electronic Health Record.Abstract
A Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo é uma unidade que além de oferecer atendimentos variados, integra assistência à população com a prática acadêmica na área da saúde, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, a unidade lida com diversas atividades, gerando informações variadas. No entanto, a ausência de um ambiente digital centralizado resulta em um gerenciamento fragmentado e em um atendimento menos eficaz aos pacientes. Para enfrentar essa problemática, um projeto foi desenvolvido para selecionar e implementar um sistema de informação em uma unidade de atenção primária, com objetivo de superar as limitações dos prontuários em papel e adquirir os benefícios de um formato digital. Para isso, foram analisados softwares privados e públicos, assim como a possibilidade de desenvolver um sistema próprio, de acordo com as necessidades específicas da unidade. A escolha foi favorecida por questões relacionadas a segurança, usabilidade, orientações claras e possibilidade de integração com sistemas existentes. Para garantir o sucesso da implementação, deve-se considerar desafios, que incluem treinamento insuficiente, carência de apoio técnico, restrições de hardware e resistência à adoção de tecnologia. A superação desses obstáculos exige investimentos em capacitação para os profissionais envolvidos, suporte técnico contínuo e avaliações regulares da implantação. Logo, a implementação efetiva do sistema de informação é essencial para aprimorar a eficiência dos atendimentos e promover a integração entre assistência
e prática acadêmica. A escolha de um sistema de informação representa um passo positivo em direção à otimização dos processos gerenciais e assistenciais.
Downloads
References
JESUS, R. F. de et al. Design thinking: estratégia inovadora para o ensino na área da saúde. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-16122019-201148/pt-br.php.
MORAIS, T. de B. Avaliação das dificuldades e problemas encontrados na unidade básica de saúde quanto a implementação do sistema e-SUS. 2018. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, [Brasília, DF], 2019. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/324.
POSTAL, L. et al. Sistema de agendamento online: uma ferramenta do PEC e-SUS APS para facilitar o acesso à Atenção Primária no Brasil. Ciencia & Saude Coletiva, v. 26, n. 6, p. 2023–2034, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.38072020.
SCHÖNHOLZER, T. E. et al. Implementation of the e-SUS Primary Care system: impact on the routine of Primary Health Care professionals. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 29, p. e3447, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4174.3447.
SOUZA, A. C. de et al. Action research: a primary health care perspective. Revista de Saúde da Aeronáutica, v. 4, n. 3, p. 17-23, set. 2021. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/dirsa/phocadownload/revista_set21/art_original.pdf.