OS INFLUENCIADORES DIGITAIS E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS MÍDIAS SOCIAIS

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Maria Caroline de Melo Silva Centro Universitário Cesmac
  • Barbara Vitória dos Santos Torres Universidade Federal de Alagoas
  • Lindynês Amorim de Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Rillary Caroline de Melo Silva Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

healthy eating; eating habits; social media.

Abstract

Introdução: A comunicação é um recurso importante para propagação de hábitos alimentares saudáveis, sendo comumente realizada através das plataformas digitais (Instagram, Youtube,Twitter, Facebook). É importante ressaltar que as informações que são repassadas ao público, principalmente pelos denominados influencers, devem promover saúde para os usuários, o que de acordo com as evidências acaba não acontecendo, podendo levar as pessoas em sua maioria a desenvolverem déficit nutricional. Objetivo: Identificar como as mídias sociais influenciam na alimentação saudável dos indivíduos. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa de literatura, que foi embalada na seguinte questão norteadora "como vem sendo retratado o tema da alimentação saudável pelos influenciadores digitais nas mídias sociais?". Resultados: Foi observado que os indivíduos usuários de mídias sociais, principalmente crianças e adolescentes, possuem uma tendência maior de consumir produtos alimentares considerados não saudáveis por influência midiática. Além disso, foi identificado nos estudos, que, aumentar a promoção de alimentos saudáveis nas redes sociais não surte em uma estratégia eficaz para encorajar comportamentos alimentares saudáveis. Considerações Finais: Nesse contexto, foi observado a influência que as mídias sociais e aqueles designados influencers possuem sobre usuários da internet. Onde estes influenciadores, ao promoverem dietas milagrosas, para um corpo saudável e belo, podem estar promovendo um déficit nutricional naqueles que os seguem.

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Published

2024-12-03

How to Cite

Silva, M. C. de M., Torres, B. V. dos S., Almeida, L. A. de, & Silva, R. C. de M. (2024). OS INFLUENCIADORES DIGITAIS E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS MÍDIAS SOCIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Gep News, 8(2), 452–457. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18632

Issue

Section

Artigos