AVALIAÇÃO DE SOBRAS E ÍNDICE DE RESTO-INGESTA EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR
Keywords:
food losses; collective feeding; food services.Abstract
Introdução: O desperdício de alimentos dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) apresenta relação direta com os custos e com a aceitação do cardápio pela clientela atendida. Uma das formas desse desperdício se dá pela quantidade de alimentos colocados no prato mas não consumidos sendo então descartados. Objetivo: verificar o desperdício de alimentos a partir das sobras de alimentos e resto--ingesta em uma UAN hospitalar de Maceió, Alagoas. Metodologia: Realizou-se um estudo do tipo descritivo em que foram coletados dados de peso total das preparações, das sobras e dos restos dos alimentos na refeição do almoço. A coleta de dados ocorreu durante 7 dias. Não foram considerados o peso das partes não comestíveis dos alimentos, (cascas de frutas e ossos). Foram calculados o índice de resto-ingesta e quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas com os restos e sobras. Realizou-se análise descritiva das variáveis. Resultados: A média de porcentagem das sobras foi de 16,80% e foi observado valores médios de resto-ingestão de 10,36%, estando ambos os valores acima do recomendado. O número médio de pessoas que poderiam ser alimentadas com os restos foi de aproximadamente 17 e com as sobras de 26 pessoas. Conclusão: Percebe-se que os valores de sobra e resto-ingesta são elevados. É importante destacar que a realização de atividades sobre desperdício de alimentos deve ser desenvolvida em UANs.
Downloads
References
ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: um modo de fazer. 7ª edição. São Paulo: Metha, 2019.
AKITAYA, L. S.; MACHADO, C. C. Desperdício de alimentos em unidades de alimentação e nutrição: uma revisão da literatura. Revista Simbio-Logias, v.14, n. 20, 2022. Disponível em: https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/despedicio_de_alimentos_em_unidades_de_alimentacao.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.
MÜLLER, P. C.; OLIVEIRA, A. B. A. Avaliação do desperdício de alimentos na distribuição do almoço servido para os funcionários de um hospital público de Porto Alegre-RS. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/16556. Acesso em: 18 jul. 2023
RABELO, B. C. et al. Sustentabilidade em restaurante institucional: Campanha para redução do resto e análise da influência da aceitabilidade do cliente. Revista de administração, ciências contábeis e sustentabilidade, v. 12, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.1121. Disponível em: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1121. Acesso em: 17 jul. 2023.
SANTANA, K. L.; FERNANDES, C. E. Análise de resto-ingesta e sobra suja em uma UAN hospitalar de Recife-PE. RBONE: Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 13, n. 81, p. 845-851, 2019. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1074/885. 17 jul. 2023
STRAPAZZON, J. et al. Sobras e resto ingesta: uma avaliação do desperdício. Nutrição Brasil. v.14, n. 3, p.127-131, 2015.
VAZ, C. S. Restaurantes: controlando custos e aumentando lucros. Brasília, DF: LGE, 2006.