PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATOS DE SUA PRÁTICA

Authors

  • Ana Cláudia Pereira da Silva
  • Fabiana Santos Lima
  • Maria Isabel Fernandes Calheiros

Keywords:

Contador de História. Ludicidade. Hospital.

Abstract

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de Extensão intitulado como “Anjos do Hupaa”, que decorre de atividades de contação de histórias no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió-AL, que tem convênio com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A hospitalização traz consigo diversas limitações e mudanças na rotina e no convício social, que pode gerar ansiedade, depressão, perda de vontade, entre vários outros significantes que surgem como consequência de todos os procedimentos efetuados no ambiente hospitalar, ou pela própria exclusão social que muitas vezes este trás. O projeto de Contação de História pretende ressaltar e fornecer o alívio e o bem-estar em um ambiente que é visto como de extrema aversão para muitos, desenvolvendo atividades que tragam alegria através da ludicidade que está presente em cada história contata em diversos setores do hospital, dentre eles: A Pediatria, Nefrologia, Maternidade, Oncologia, Clínica Médica e Cirúrgica. Durante esses momentos, os pacientes tem a possibilidade de tirar o foco da dor e da doença, ampliando a sua imaginação e ludicidade, favorecendo sentimentos de alegria, redução do estresse proveniente da hospitalização, catarse dos conflitos internos e a viagem ao mundo da fantasia, que lhes tiram por um momento do ambiente hospitalocêntrico propriamente dito e do sofrimento gerado por este.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-06-10

How to Cite

Silva, A. C. P. da, Lima, F. S., & Calheiros, M. I. F. (2019). PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATOS DE SUA PRÁTICA. Gep News, 2(2), 461–468. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7938

Issue

Section

Artigos