• Caroliny Fernandes de Melo Santos

Palavras-chave:

Neonatos; Gestação; IMC

Resumo

Objetivou-se avaliar o estado nutricional materno pré-gestacional e o ganho de peso durante a gestação sobre o peso ao nascer do recém-nascido. Estudo transversal realizado na Maternidade Nossa Senhora da Guia em Maceió-AL, com puérperas na faixa etária de 20–40 anos, portadoras de feto único e com idade gestacional de 37 semanas. Participaram 80 puérperas com idade média 25,3 ± 3,8 anos, com escolaridade intermediária, pertencentes a classe econômica D, sendo a maioria secundigesta. As que apresentaram IMC de baixo peso e eutrofia possuíram ganho de peso gestacional abaixo do recomendado, aquelas com sobrepeso excederam o preconizado e as obesas ganharam o recomendado. Mais de 90% dos neonatos apresentaram peso
adequado ao nascer, não sendo evidenciado no presente estudo associação entre o IMC gestacional e ganho de peso materno com o peso ao nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUNÇÃO, M. Gestantes com Excesso de Peso: qualidade do pré-natal e efetividade da assistência nutricional sobre a duração do aleitamento materno. 187 f., 2015. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e Adolescente) – Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

ATALAH, S. E. et al. Propuesta de un nuevo estándar de evaluación nutricional en embarazadas. Revista Médica de Chile, v.125, n.12, p. 1429-1436, 1997.

BARKER, D. J. The origins of the developmental origins theory. Journal of Internal Medicine, v.261, n. 5, p. 412-417, 2007.

DAO, M. C. et al. Obesity during Pregnancy and Fetal Iron Status: is Hepcidin the link? JournalPerinatology, v. 33, n. 3, p. 177-181, mar. 2013.

DOMINGUES, R. M. S. M. et al. Utilização de serviços de saúde ambulatoriais no pós-parto por

puérperas e recém-nascidos: dados do estudo Nascer no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 36, 2020.

HASAN, E; KHANAM, M; SHIMUL, S. N. Socio-economic inequalities in overweight and obesity among women of reproductive age in Bangladesh: a decomposition approach. BMC Women’s Health, v. 20, n. 263, 2020.

INSTITUTE OF MEDICINE (IOM). National Research Council (US). Committee to Reexamine IOM Pregnancy Weight Guidelines. Rasmussen K. M. et al (edit.). Weightgain during pregnancy: reexamining the guidelines. In: The National Academies Press. Washington, DC: IOM, 2009.

KNOB, J. I; BOTTARO, S. M.; KIRCHNER, R. M. Correlação entre o estado antropométrico materno e o do recém-nascido. Revista da Associação Brasileira de Nutrição. Ano 7, n. 2, p. 31-37, jul./dez. 2016.

LI, C. et al. Effect of maternal pre-pregnancy BMI and weekly gestational weight gain on the development of infants. Nutrition Journal, v. 18, n. 6, 2019.

SHIN, D. SONG, W. O. Prepregnancy body mass index is an independent risk factor for gestational hypertension, gestational diabetes, preterm labor, andsmall- and large-for-gestational-age infants.

The Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine, v. 28, n. 14, p. 1679-1686, 2015.SILVA, F. P. et al. Role of Body Mass Index and gestational weight gain on preterm birth and adverse perinatal outcomes. Nature, v.9, n. 13093, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição 318 ISSN 2526-7523, GEPNEWS, Maceió, v.6, n.3, p. 311-318, set./dez. 2022 sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2019.

VOERMAN E. et al. Association of Gestational Weight Gain with Adverse Maternal and Infant Outcomes. JAMA, v. 321, n.7, p. 1702-1715, may, 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Health: the magazine of the World Health Organization. [s. l.]: WHO. 1988

Downloads

2022-12-20

Como Citar