AMBIÊNCIA E INSTALAÇÃO DE UM AQUÁRIO EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO TECA

Autores

  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Sarah Lins de Barros Moreira Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Kladson Cruz Ramos Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Maria Isabel Fernandes Calheiros Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Ana Carla Reis Branco da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Pedro Henrique Nobre Silva Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil; Terapia assistida por Animais; Sistema Único de Saúde.

Resumo

O presente artigo acadêmico tem como objetivo abordar questões relativas ao desenvolvimento emocional, educacional e social de crianças por levantar a discussão a respeito da experiência da contribuição pela utilização de um aquário em uma brinquedoteca hospitalar, fazendo considerações sobre os benefícios da interação com os animais no desenvolvimento infantil, visando levar informação acerca da vivência na extensão por pacientes, acompanhantes e participantes do projeto, bem como o uso desta prática como mediadora na potencialização de didáticas pedagógicas. Nesse sentido, pretende-se, nesse espaço de convivência com os animais do aquário, aflorar sentimentos como a responsabilidade e a empatia, pela percepção da necessidade de regras de convivência, respeito e cuidados com o outro, refletindo em uma atitude mais positiva. Por fim, foi feita uma análise acerca do impacto positivo da citada interação na saúde e desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos pacientes e acompanhantes, além de conceitos de Humanização do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, F.; CARVALHO M. C. Educação assistida por animais como recurso pedagógico na educação regular e especial: uma revisão bibliográfica. Revista Científica Digital da FAETEC, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 1-10, 2015. Disponível 19 em: https://docplayer.com.br/19081374-Educacao-assistida-por-animais-comorecurso-pedagogico-na-educacao-regular-e-especial-uma-revisaobibliografica.html. Acesso em: 8 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Ambiência. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ambiencia_2ed.pdf . Acesso em: 28 jul. 2023

DIEHL, R.; MARASCHIN, C.; TITTONI, J. Ferramentas para uma Psicologia Social. Psicologia em Estudo, Maringá, v.11, n. 2, p. 407-415, 2006.

JORGE, S. S.; BARBOSA, M. J. B.; WOSIACKI, S. R.; FERRANTE, M. Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças. Revista Pubvet, Maringá. v.12, n.11, p.1-9, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a205.1-9. Acesso em: 8 ago. 2023.

MENDES, A. Aquários: da estética aos benefícios para a saúde e bem-estar. Disponível em: https://conexaosafra.com/geral/aquarios-estetica-aos-beneficios-a-saude-bem-estar-1/. Acesso em: 12 ago. 2023.

SOARES, V. F. O. A extensão universitária no processo de formação profissional: experiência da TECA. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade

Federal de Alagoas, Maceió, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7026. Acesso em: 28 jul. 2023.

SPINK, M.J.; MEDRADO, B. Produção de Sentidos no Cotidiano. In: SPINK, M.J. (org). Práticas Discursivas e Produção de Sentido no Cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Soares, V. F. de O., Moreira, S. L. de B., Ramos, K. C., Calheiros, M. I. F., Silva, A. C. R. B. da, & Silva, P. H. N. (2024). AMBIÊNCIA E INSTALAÇÃO DE UM AQUÁRIO EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO TECA. Gep News, 8(2), 102–109. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18491

Edição

Seção

Artigos