CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE REALIZADO PELOS ACOMPANHANTES: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM UNIDADE PEDIÁTRICA

Autores

  • Ana Mirelle dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Básia Menezes Hagen Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Mabelly Cavalcante Rego Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Fernanda Ferreira Voss Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Ana Carolina Santana Vieira Universidade Federal de Alagoas
  • Ingrid Martins Leite Lúcio Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

saúde da criança; cateterismo urinário; enfermagem pediátrica; educação em saúde.

Resumo

Introdução: O período de hospitalização pediátrica ocasiona alterações no comportamento da criança e na rotina da família. Dentre os motivos que causam internação prolongada está a necessidade do cateterismo uretral intermitente, procedimento realizado com o intuito de esvaziar a bexiga e que oferece benefícios para o paciente. Desta forma, buscou-se relatar a experiência com a orientação e treinamento de acompanhantes para realização de cateterismo vesical intermitente na clínica pediátrica do HUPAA. Descrição da Experiência: Relato extraído do plano de ação do Estágio Supervisionado Hospitalar, no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Durante o período de estágio foi possível acompanhar crianças com diagnóstico de mielomeningocele, de lactantes até adolescentes, que necessitavam de sondagem vesical de alívio. Discussão: A cateterização vesical é a principal dificuldade relacionada ao atendimento de crianças com mielomeningocele. Os profissionais devem atentar não somente ao contexto do ensino da técnica do cateterismo uretral intermitente, mas também para além do conhecimento técnico. Os acompanhantes precisam de orientação adequada para a realização segura do procedimento, o qual aprimora-se com a readaptação da criança e família após o período de internação e em com o procedimento realizado no domicílio. Conclusão: A experiência foi uma ação positiva que potencializou o cuidado pelas mães e a função educativa da enfermeira, de maneira segura e para qualidade de vida da criança.

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Referências

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Santos, A. M. dos, Hagen, B. M., Rego, M. C., Voss, F. F., Vieira, A. C. S., & Lúcio, I. M. L. (2024). CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE REALIZADO PELOS ACOMPANHANTES: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM UNIDADE PEDIÁTRICA. Gep News, 8(2), 229–235. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18537

Edição

Seção

Artigos