RELATO DE EXPERIÊNCIA

USO DA FERRAMENTA DIGITAL ("PERIODONTAL CHARTS ONLINE") COMO AUXILIAR NA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PARA INFORMAR AO PACIENTE O DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS

Autores

  • Isabella Maria da Silva Guruba Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Carla Reis Branco da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Carolinne Morais dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Pedro Henrique Nobre Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Thalwylla Reiler Morato dos Reis Moreira Centro Universitário Mário Pontes Jucá

Palavras-chave:

doença periodontal; tecnologia; diagnóstico; periodonto.

Resumo

Este artigo acadêmico tem como objetivo principal realizar uma exploração no domínio das ferramentas digitais no contexto do diagnóstico de doenças periodontais. O artigo visa discutir e analisar de forma integrada, as abordagens multifacetadas e as diversas aplicações dessas ferramentas digitais, com o objetivo principal de disseminar efetivamente informações valiosas e pertinentes sobre doenças periodontais para a população em geral. Além disso, o artigo investiga a utilização prática dos Gráficos Periodontais como um componente essencial do atendimento ao paciente. Esta ferramenta desempenha um papel fundamental no apoio à abordagem de cuidados de saúde, fornecendo recursos visuais e dados cruciais para uma avaliação precisa e planejamento de tratamento. Em essência, este artigo oferece um exame abrangente e perspicaz do impacto transformador das ferramentas digitais no diagnóstico e gerenciamento de doenças periodontais, abrangendo suas aplicações multifacetadas, benefícios centrados no paciente e seu papel na promoção de uma comunicação eficaz no campo da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, M. L.; TREVISAN, G. L.; TABA JUNIOR, M. O estado atual e os avanços no diagnóstico da doença periodontal e da cárie dentária. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, v. 70, n. 4, p. 358–362, dez. 2016. http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-52762016000400002.

CHAVES, A. S. C. et al. Uso de aplicativos para dispositivos móveis no processo de educação em saúde. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 6, p. 34-42, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/744.

COSTA, R. et al. Diagnóstico periodontal: um fluxograma de decisão para a nova classificação. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial, v. 60, n. 4, 2 jan. 2020. Disponível em: https://administracao.spemd.pt/app/assets/imagens/files_img/1_19_5e1669f47ea87.pdf.

LOTUFO, R. F. M. et al. Interrelação entre outras condições sistêmicas e as doenças periodontais. Revista Periodontia. v.17, n. 2, jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-2577.02520.

PERIONDONTAL CHART. Periodontal Chart-online. [202-]. Disponível em: https://www.periodontalchart-online.com/uk/.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Guruba, I. M. da S., Silva, A. C. R. B. da, Santos, M. C. M. dos, Silva, P. H. N., & Moreira, T. R. M. dos R. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DA FERRAMENTA DIGITAL ("PERIODONTAL CHARTS ONLINE") COMO AUXILIAR NA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PARA INFORMAR AO PACIENTE O DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS. Gep News, 8(2), 364–372. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18597

Edição

Seção

Artigos