PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Autores

  • Adonay Guedes Cirino Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Beatriz Leal de Lima Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Esther Cândido da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Larissa de Oliveira Soares Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Wendell Costa Melo Filho Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Myrtis Katille de Assunção Bezerra Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

aleitamento materno; mídias sociais; educação em saúde; ensaio clínico.

Resumo

O leite materno é considerado o padrão ouro quanto à alimentação de recém nascidos, sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a efetividade de uma intervenção participativa por meio de mídias sociais para a promoção do aleitamento materno. Trata-se de um estudo transversal proveniente de um ensaio clínico randomizado simples-cego. A amostra foi composta por 45 puérperas, cujas faixas etárias 22,2% constituída por adolescentes e 77,8% por mulheres adultas. Os achados apontam uma maior prevalência de aleitamento materno exclusivo no grupo intervenção quando comparado ao grupo controle. A utilização de redes sociais como veículo de informação e educação podem ofertar uma rede de apoio e incentivo à amamentação.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Cirino, A. G., Ferreira, M. B. L. de L., Silva, E. C. da, Soares, L. de O., Melo Filho, W. C., & Bezerra, M. K. de A. (2024). PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. Gep News, 8(2), 395–402. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18611

Edição

Seção

Artigos