O NÍVEL DE ESCOLARIDADE E O ACESSO À TECNOLOGIA COMO FATOR DETERMINANTE DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE LESÕES PRÉ-CANCERÍGENAS DO COLO DO ÚTERO
Palavras-chave:
câncer de colo uterino; diagnóstico precoce; tecnologia; educação., nível de escolaridadeResumo
Introdução: O câncer de colo uterino (CCU) é o terceiro câncer mais frequente no Brasil, sendo um dos principais focos de saúde pública no que se refere à prevenção e ao diagnóstico precoce. Objetivos: Analisar a relação entre o nível de escolaridade dos indivíduos e o acesso às tecnologias como fator determinante para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do CCU na hodiernidade. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, a qual teve como portal norteador a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com a utilização dos descritores e operadores booleanos Escolaridade AND ‘’Neoplasias do colo’’ AND ‘’Diagnóstico precoce’’, com os idiomas inglês e português e o intervalo de publicação entre 2018 a 2023 (5 anos). Resultados: Foram encontrados 5 artigos, sendo 2 (40%) da MEDLINE, 3 (60%) da LILACS e sendo 1 (20%) encontrado na BDENF e na MEDLINE. Considerações finais: o grau inferior de instrução impacta diretamente a prevenção, diagnóstico prévio e tratamento da neoplasia em questão, haja vista a dificuldade no acesso à informação e a compreensão dos fatores determinantes para evitar o desenvolvimento de lesões pré-cancerígenas.
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Referências
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