• Davi Porfirio da Silva
  • Heubert de Lima Guimarães
  • Herberth Kennedy Araújo de Oliveira

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento teórico dos universitários concluintes dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia da Universidade Federal de Alagoas sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em pediatria. Trata-se de um estudo descritivo, seccional do tipo censo, com abordagem quantitativa. A população pesquisada foi composta por 103 universitários concluintes do ano de 2012, dos quais 48 pertenceram ao curso de enfermagem, 33 do curso de medicina e 22 do curso de odontologia. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado contendo perguntas sociodemográficas, para a caracterização dos sujeitos, e perguntas específicas sobre o atendimento pré-hospitalar. Diante dos resultados obtidos destacou-se o déficit de conhecimento, entre os concluintes dos três cursos, sobre as manobras de suporte básico de vida relacionado à a realização das manobras de RCP à neonatos e bebês. Concluiu-se que, levando em consideração os índices de respostas adequadas/inadequadas do instrumento de coleta específico, verifica-se a necessidade de maiores investimentos na formação desses profissionais em relação ao conhecimento sobre atendimento pré-hospitalar, com ênfase nas manobras de reanimação cardiopulmonar em pediatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

2018-04-02

Como Citar

Silva, D. P. da, Lopes, A. de A., Moreira, R. T. de F., Guimarães, H. de L., & Oliveira, H. K. A. de. (2018). O conhecimento teórico de universitários concluintes da área de ciências da saúde em reanimação cardiopulmonar em pediatria. Gep News, 1(1), 202–208. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/4712