• Mariana Leite da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Maxsuel Oliveira de Souza
  • Vanina Papini Góes Teixeira

Resumo

Introdução: a epilepsia é uma doença crônica que tem maior ocorrência na infância e adolescência, é caracterizada por demonstrar modificações no funcionamento do cérebro. Os portadores da enfermidade apontam por meio dos fatores epileptogênicos, déficits nas funções cognitivas que conduzem em modificações e alterações na memória. Dessa forma, a Neuropsicologia tem como foco a análise e avaliação a partir dos instrumentos neuropsicológicos (testes), que averiguam as estruturas e o funcionamento cerebral do portador. Objetivo: revisar as produções cientificas acerca da neuropsicologia, distúrbio de memória e epilepsia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de revisão de literatura na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), com os seguintes descritores: Neuropsicologia, Epilepsia e Memória com diferentes combinações, utilizando o operador booleano AND. Tendo como critérios de inclusão definidos para seleção dos artigos: artigos que estejam disponíveis na íntegra online, nos anos de 2011 a 2016, artigos publicados em português e inglês. Critérios de exclusão: capítulos de livros, teses, dissertações, editoriais, relatos de casos informais, artigos que não disponibilizem o texto completo online e gratuito, artigos publicados e duplicados em outras bases de dados e que estejam fora do espaço temporal preconizado pela pesquisa. Resultados e discussões: foram encontrados 12 (doze) artigos científicos, excluíram-se 07 (sete) artigos científicos que não apresentaram relevância a pergunta da pesquisa, incluíram-se 05 (cinco) artigos científicos que apresentaram relevância a temática. Os dados obtidos na avaliação neuropsicológica demonstram que lesões no lobo temporal direito resultam em distúrbios de memória visual, enquanto no lobo temporal esquerdo os prejuízos ocorrem na memória verbal. Conclusão: constatou-se a presença de distúrbios de memória em pacientes com epilepsia no lobo temporal de ambos os hemisférios. Os portadores de lesão no lobo temporal esquerdo, tem como o principal prejuízo déficits na memória verbal e em casos de lesão no lobo temporal direito ocorre a diminuição da memória visual. Entretanto, os distúrbios de memória ocorrem com mais frequência quando a patologia é encontrada em ambos lobos temporais.

Não há dados estatísticos.

2018-11-08

Como Citar

Silva, M. L. da, Silva, E. M. da, Souto, A. R. G., Souza, M. O. de, & Teixeira, V. P. G. (2018). A visão da neuropsicologia diante do distúrbio de memória em portadores de epilepsia. Gep News, 1(1), 269–273. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/6391

Edição