A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

Autores

  • Andrezza Gabelle Freitas Silva
  • Larissa Carla de Almeida Silva
  • Maria Isabel Fernandes Calheiros
  • Rosane Ferreira Gracindo
  • Thassyana Barbara Ferreira de Almeida
  • Vanessa Candido Pontes

Palavras-chave:

Multidisciplinaridade. Arte de contar histórias. Humanização.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer o relato de acadêmicas dos cursos de enfermagem, psicologia, odontologia, terapia ocupacional e uma profissional bibliotecária sobre a experiência multiprofissional proporcionada em uma extensão vinculada a um Hospital de Ensino e Assistência em Alagoas. O projeto realiza atividades biblioterapêuticas, nos setores de pediatria, oncologia, nefrologia, clínicas, ambulatórios e maternidade. São adotadas práticas da arte de contar histórias, distribuição de pequenos textos literários, incentivo à leitura, músicas folclóricas que preservam a cultura local e teatralização com fantoches. Dessa forma, propiciando o resgate das memórias afetivas por meio da contação de histórias, compartilhando afetações e ressignificando o ambiente hospitalar que muitas vezes é tido como um espaço frio e impessoal. As ações visam à amenização do sofrimento vivenciado por pacientes e seus acompanhantes durante o momento de espera para os atendimentos e no processo de tratamento. Neste cenário de práticas a multidisciplinaridade emerge a partir do momento em que cada extensionista se propõe a fazer uma ação conjunta favorecendo a aproximação entre os diversos atores envolvidos e promoção do cuidado. Além de beneficiar aos usuário(a)s, a extensão se configura em um campo profícuo para a formação acadêmica das extencionistas no que tange à assistência em saúde humanizada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

Silva, A. G. F., Silva, L. C. de A., Calheiros, M. I. F., Gracindo, R. F., Almeida, T. B. F. de, & Pontes, V. C. (2019). A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DO GRUPO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS. Gep News, 2(2), 2–8. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7873

Edição

Seção

Artigos