• Francyelly Oliveira Pereira dos Santos
  • Leila Ambros Costa
  • Adriana Rêgo Lima Costa

Palavras-chave:

Residência Multiprofissional em Saúde. PNH. PNEPS.

Resumo

A Residência Multiprofissional em Saúde é uma categoria de formação voltada aos profissionais da área da saúde, visando à criação de recursos que possibilitem formar profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde. A partir de suas características fundamentais, o programa pode ser considerado uma ferramenta relevante na consolidação das políticas públicas de saúde como, por exemplo, a Política Nacional de Humanização e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Portanto, o presente estudo tem como objetivo discutir a atuação da Residência Multiprofissional em Saúde e suas articulações com a Política Nacional de Humanização e com a Política Nacional de Educação Permanente. Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivência dos residentes de psicologia no primeiro ano da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, nos cenários de prática das clínicas médica e cirúrgica. A partir da realização de visitas multiprofissionais, discussões de caso, elaboração/execução/avaliação de intervenções e diálogos estabelecidos no cotidiano, a Residência Multiprofissional em Saúde torna-se um dispositivo potente para a transformação do serviço. Além disso, ao dar lugar de fala para o paciente e elaborar a intervenção a partir das queixas por ele expostas, reforça-se o protagonismo, autonomia e corresponsabilização de todos os envolvidos no processo saúde-doença. Conclui-se que a Residência Multiprofissional contribui para o fortalecimento das políticas de saúde em diferentes âmbitos, a partir da criação de rotinas institucionais que abrem espaço para a circulação da comunicação no processo de cuidado.

Não há dados estatísticos.

2019-06-10

Como Citar

Santos, F. O. P. dos, Bezerra, D. S., Fernandes, R. L., Costa, L. A., & Costa, A. R. L. (2019). RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: UM DISPOSITIVO PARA O FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR. Gep News, 2(2), 252–260. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7908

Edição