• Flávia Fernanda Curvelo de Azevedo
  • Raiana Cardoso de Figueiredo Gravatá
  • Cristina Camelo de Azevedo

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador. Clínica do trabalho. Maternidade.

Resumo

Esse trabalho objetiva mostrar a construção da psicologia organizacional do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – HUPAA – em compreender e trabalhar, na Unidade Materno-Infantil, as demandas apresentadas, inicialmente pela chefia do setor de Urgência e Emergência, e posteriormente pelos colaboradores. Buscou-se viabilizar a construção de reflexões e discussões voltadas às demandas, assim como a produção de estratégias de melhoria para o setor, de forma integrada com os colaboradores. Para uma produção conjunta, foi escolhido trabalhar com grupos, através de rodas de conversa, com base nas clínicas do trabalho, visibilizando, assim, a fala do trabalhador; foram desenvolvidas rodas de conversa e deixadas caixas na maternidade com o intuito de que eles pudessem expor de forma anônima as situações e dificuldades da Unidade, a partir disso, as demandas apresentadas foram trabalhadas em seis semanas, sendo para cada semana uma demanda diferente. Verificou-se que as situações apresentadas pelos colaboradores da maternidade estão relacionadas à infraestrutura e às relações estabelecidas nesse espaço, e que algumas estratégias de enfrentamento dessas dificuldades foram traçadas, em conjunto com os trabalhadores da assistência. Constatou-se, dessa forma, a importância de um espaço de escuta e de fala dos colaboradores, e de como esse momento pode ser rico em construções de soluções, colocando o colaborador como agente ativo dessa construção.

Não há dados estatísticos.

2019-06-10

Como Citar

Azevedo, F. F. C. de, Bulhões, M. A. C., Nogueira, L. M. de M., Gravatá, R. C. de F., & Azevedo, C. C. de. (2019). CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES E DISCUSSÕES NA UNIDADE MATERNO-INFANTIL ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSA. Gep News, 2(2), 261–267. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7909

Edição