• Karine Barbosa de Menezes
  • Camila Elaine da Cunha Mattos
  • Maria das Graças Leopardi Gonçalves

Palavras-chave:

Residência Multiprofissional. Farmacêutico Clínico.

Resumo

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) é uma modalidade de pós-graduação lato sensu de ensino em serviço, com carga horária de sessenta horas semanais e duração de dois anos.Na Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), as equipes são compostas pelas profissões de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia. As atividades que o farmacêutico desenvolve nesse programa estão voltadas para a atuação clínica desse profissional. Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas pelas quatro farmacêuticas residentes no primeiro semestre do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do HUPAA. Esse trabalho em forma de relato de experiência retrata as vivências do profissional farmacêutico clínico inserido em uma Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso durante o período de março a julho de 2018. As atividades foram desenvolvidas na clínica médica e cirúrgica do HUPAA, cenários de prática de atuação das residentes por um ano. As principais atividades desempenhadas pelos farmacêuticos residentes foram: a avaliação da farmacoterapia de uso domiciliar e hospitalar, de forma a garantir o uso seguro e eficaz dos medicamentos; a pesquisa de interações medicamentosas, utilizando como fonte de dados bases científicas (Micromedex®); a identificação de Problemas Relacionados à Medicamentos (PRM’s); as intervenções farmacêuticas, visando a otimização da farmacoterapia; além da monitoração de resultados dos exames laboratoriais, com o objetivo de avaliar necessidade, efetividade e segurança da farmacoterapia. Nota-se que a introdução do profissional farmacêutico na clínica e o consequente reconhecimento da importância de suas contribuições por outros profissionais é um desafio contínuo, que tende a melhorar com o tempo e com a confiança conquistada pela relevância do seu trabalho.

Não há dados estatísticos.

2019-06-10

Como Citar

Menezes, K. B. de, Silva, A. M. G. de S., Nutels, T., Mattos, C. E. da C., & Gonçalves, M. das G. L. (2019). ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO CLÍNICO EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 2(2), 535–541. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7949

Edição