Pensar a vida a partir de uma perspectiva imanente
Abstract
Espinosa compreende Deus como equivalente à natureza, a partir de uma perspectiva totalmente imanente. Disto decorrem consequências éticas que inviabilizam uma moral pautada em noções transcendentes para julgar e guiar a existência. Pensamento considerado subversivo em sua época, até hoje guarda um potencial revolucionário e foi valorizado por Deleuze em sua denúncia sobre as forças opressoras que enfraquecem a vida. A transcendência permanece infiltrada em gestos e pensamentos, dos cotidianos aos filosóficos e científicos, alimentando paixões tristes e ressentimentos. Em contrapartida, a imanência erige-se como ferramenta para uma conduta ética, apoiada no respeito às diferenças e na construção contínua do conhecimento, mais do que na obediência servil à padrões pré-estabelecidos. Buscou-se aqui seguir algumas pistas deixadas por Espinosa e Deleuze, para demonstrar a relevância da noção de imanência na problematização de questões contemporâneas, tais como abiopolítica e a necropolítica, e na produção de saídas criativas para afirmar a vida.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2020-12-17
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:1. Os autores transferem os direitos de primeira publicação à revista, com uma Licença Creative Commons simultaneamente atribuída ao trabalho (CC BYNC-ND 4.0). Esta atribuição de uma licença Creative Commons permite o compartilhamento de trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.