Paul Ricoeur e o acontecimento
Resumo
O presente texto tem como objetivo explorar o viés fenomenológico da filosofia de Paul Ricoeur (1913-2005), por meio da explicitação da sua compreensão peculiar da noção de acontecimento (événement). Apesar de ser bastante conhecida a filiação de Ricoeur à fenomenologia husserliana, ainda são escassos os estudos sobre essa orientação de sua filosofia, sobretudo quando comparados àqueles que destacam os contornos hermenêutico e ético de sua obra. Buscaremos mostrar que o acontecimento, para Ricoeur, preserva uma dimensão selvagem que não desaparece mesmo após sua inserção na esfera do sentido linguístico. Embora de natureza distinta, acontecimento e sentido não se excluem mutuamente, mas antes se enriquecem a partir do intercâmbio criado na tentativa de melhor compreender a experiência humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.