Mente, mundo e corpo: responsabilidade e agenciamento estendido
Resumo
Neste artigo pretendemos mostrar como a tese da mente estendida repercute sobre a compreensão das ideias de agenciamento e responsabilidade. Assim, ao considerar que processos cognitivos se estendem além do cérebro e incorporam elementos externos, como ferramentas e tecnologias, discutimos como a responsabilidade estendida requer uma reavaliação dos critérios tradicionais de atribuição de responsabilidade, levando agora em conta também a influência do ambiente na tomada de decisões e nas ações intencionais individuais. Para isso, reconstruímos a tese da mente estendida, para, na sequência, propor uma leitura que considere as implicações dessa nova abordagem às ciências cognitivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.