Uma análise crítica da proposta neomecanicista de William Bechtel para a ciência cognitiva
Resumo
William Bechtel é um filósofo estadunidense que pode ser considerado como um dos autores mais influentes dentro da literatura especializada sobre o neomecanicismo no âmbito da filosofia da ciência contemporânea. Além disso, ele possui publicações influentes voltadas, especificamente, para a área da ciência cognitiva desde, ao menos, a década de 1980. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar criticamente algumas ideias centrais presentes na proposta teórica desenvolvida nas publicações de Bechtel voltadas à ciência cognitiva. Nesta análise, o foco da atenção estará nos conceitos de “mecanismos cognitivos (ou mentais)”, “explicação mecanicista” e “representações mentais”, os quais são apresentados e elaborados na obra do autor. Por fim, será apresentada uma conclusão com uma avaliação geral da proposta de Bechtel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos sobre copyright e política de acesso livre:2. Autores têm permissão para aceitar contratos e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar o texto como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (em sua própria página ou em sites de divulgação pessoal) durante o processo de avaliação e publicação, já que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.