Identidade e reconhecimento: nexos, práticas e consumo entre os Kalunga.

Autores

  • Thais Alves Marinho PUCGO

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2008.n.2.160

Resumo

O trabalho analisa a identidade Kalunga apreendida através da linguagem de expressão comum à comunidade e seus significados no ambiente no qual seus gostos, desejos, opiniões e aspirações fazem sentido dialogicamente, focando os bens consumidos. Esse sentido dialógico é informado pela cultura Kalunga, estrutura histórica que informa os indivíduos como substituir velhas aquisições por novas e pelo nexo seguido pelo campo étnico-quilombola, regido por premissas multiculturais, de reconhecimento e globalização, intermediados por diversos atores que o compõem (SEPPIR, INCRA, MDA, FCP, movimento negro, academia, mídia, quilombolas...). Tal análise nos permite compreender como o fluxo de informações, bens e produtos, geridos por essa lógica mundial, associada às diretrizes que regulam esse campo se articulam com a estrutura identitária, estruturando as práticas Kalunga cotidianamente.

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Biografia do Autor

Thais Alves Marinho, PUCGO

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Goiás (2003), graduação em Ciências Sociais (2004), especialização em Políticas Públicas (2005), mestrado em Sociologia (2008), todas pela Universidade Federal de Goiás e é doutoranda pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora convidada pela PUC-GO. Tem experiência na área de Sociologia Política e Política Internancional, com ênfase em Políticas Públicas, também em sociologia da Cultura e Relações Internancionais atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, pós-modernidade, globalização, organismos internacionais, cooperação internacional, consumo, identidade, etnicidade, remanescentes de quilombos, territorialidade, políticas públicas. Organizadora (et all) do livro Goías e a (Pós)Modernidade: Dimensões e Reflexões.

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Publicado

2010-12-28

Como Citar

MARINHO, Thais Alves. Identidade e reconhecimento: nexos, práticas e consumo entre os Kalunga. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 2, n. 2, 2010. DOI: 10.28998/lte.2008.n.2.160. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/160. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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