Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, sua submissão não se enquadra em nossa revista".
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URLs para as referências foram informadas quando necessário.
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O texto está formatado conforme o modelo da revista; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
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O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
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A identificação de autoria do trabalho foi removida texto (do arquivo) e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
- Atesto que o(a) primeiro(a) autor(a) tem titulação de doutor(a)
Dossiê Ensino de Sociologia e Currículo
O dossiê pretende ser uma reunião de artigos de acordo com um foco comum, seja temático, teórico, metodológico. Estará sujeito aos mesmos processos de avaliação por pares.Dossiê "Ser criança no Brasil de hoje: (re)invenções da infância
Entrevista - Série intelectuais alagoanos
Nesta seção, pretendemos trazer entrevistas com intelectuais alagoanos que são reconhecidos, por diferentes pontos de vista, como tendo contribuído para as ciências sociais e para as humanidades.
Dossiê "Cenas musicais: performances artísticas, consumos e estilos de vida"
CHAMADA Dossiê: Cenas musicais: performances artísticas, consumos e estilos de vida
Organizadores: João Bittencourt (ICS/ Universidade Federal de Alagoas, Brasil) e Paula Guerra (IS-UP/ CEGOT/ CITCEM/ Universidade do Porto, Portugal)
Utilizado inicialmente por jornalistas e músicos para classificar o público que se reunía em torno de gêneros musicais específicos, o conceito de cena musical tornou-se nas ciências sociais e nos estudos culturais, um vigoroso instrumento analítico para a leitura das relações produzidas entre músicos, empresários e fãs nos mais diferentes contextos locais, translocais e virtuais. A ideia surgiu como uma alternativa teórica aos conceitos de comunidade e subcultura - que nos anos 1970 e 1980 eram bastante utilizados pelos estudiosos nas pesquisas sobre músicas - sendo empregada pela primeira vez no início dos anos 1990 num pioneiro texto de Will Straw (1991). Para este autor, as cenas transcendem o espaço e remetem para um determinado estado de relações entre indivíduos que têm como base a partilha de afinidades ao nível de estilos musicais. Trata-se de um conceito que tem vindo a ser crescentemente mobilizado para a discussão sociológica em torno das culturas e sociabilidades juvenis em contexto urbano, em particular no que se refere ao estudo das práticas expressivas e dos rituais juvenis em torno da música.
As cenas têm sido frequentemente utilizadas para analisar e descrever os espaços de consumo e produção cultural contemporâneos, crescentemente flexíveis e envolvendo barreiras muitas vezes invisíveis, existindo simultaneamente em contextos espaciais muito diversos. Atualmente, os estudos sobre cenas musicais têm ganhado um novo fôlego ao se juntar à perspectivas analíticas como: a sociologia do gosto, os art worlds, os estudos sobre consumo, a teoria da performatividade, a teoria do ator-rede, entre outras, produzindo análises vigorosas sobre os fenômenos musicais, seja para compreender mudanças nos processos de circulação e distribuição desse bem simbólico, seja para compreender o impacto da música nos quotidianos das populações. Desse modo, aguardamos as suas propostas relativas a trabalhos do campo das ciências sociais resultantes de pesquisas em andamento ou já concluídas e que se debrucem sobre as diversas cenas musicais, suas fragmentações, seus desdobramentos, seus desenvolvimentos ou mesmo, suas reestruturações. Mercados musicais, performances artísticas, estilos de vida juvenis, artivismos musicais, consumo de música ao vivo e fruição estética, são eixos de indagação contemporâneos sublinhados e destacados pelas cenas musicais em todo o mundo.
Os artigos devem ser submetidos de acordo com as normas de publicação disponíveis online no endereço: http://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/about/submissions
Embora a revista privilegie a publicação em português, aceita propostas de artigos em Inglês, espanhol e francês.
Calendarização
- Abertura do call – 26 de dezembro de 2017
- Deadline para submissão de propostas de artigos: 31 de maio de 2018
- Publicação do dossiê – Julho de 2018.
Entrevista
A seção pretende trazer entrevistas com intelectuais com reconhecida contribuição apra as ciências sociais e para as humanidades.
Traduções
Publicar traduções de textos reconhecidos de importantes pesquisadores estrangeiros, apliando o acesso ao público brasileiro de tais obras.
Resenha
Publicar resenhas de livros recentes na área das ciências sociais, obras dos últimos dois anos.
Declaração de Direito Autoral
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