Sobre a Revista

Luminescências – Revista de literatura e outras artes é um espaço aberto em espiral a fim de propor, acolher e reverberar experimentações poéticas do sensível, isto é, o exercício da arte em seu encontro com a vida.

Ainda que, por conta de uma vinculação à área de Letras, haja, de antemão, uma tendência natural a publicar textos tradicionalmente identificados como literários, cabe desde logo afirmar: todos os modos de expressão artística nos interessam porque em todos reconhecemos a pulsante presença de lampejos indóceis e alegres; em todos, e desde o espaço exíguo do apesar de tudo, há vagalumes que dançam intermitentes neons à espera de um outro que rebrilhe – pois é da natureza, às vezes esquecida, de cada e de todo corpo a infinita potência de fazer-se também corisco.

Não um farol ou qualquer outra grandiosidade substantivada como um luminar, mas o constante vir a ser de uma comunidade porosa, feita toda ela dos encontros entre pequenos e erráticos brilhos: eis o que Luminescências almeja.

Em cada lampejo, um sim à arte; um sim à vida.

Esta é uma publicação radicada na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, primeiro sonhada, depois pensada e, por último, viabilizada no âmbito de Atividade Curricular de Extensão 1, componente obrigatório do segundo período do curso de Letras – Português. À parte isto, e embora não prescinda de situar a sua territorialidade inicial, Luminescências abre-se às desterritorializações e reterritorializações provenientes de um mundo contingente, imprevisto e absolutamente irredutível ao mesmo do mesmo do mesmo.

Luminescências, portanto, não pressupõe ou deseja nenhuma natureza endógena. Não nasce para publicar exclusivamente quem possui vínculo com a Universidade Federal de Alagoas, sequer com alguma outra instituição, qual seja.

Porque sabemos que as potências estão para além do binarismo acadêmico/não-acadêmico. Porque sabemos que elas pulsam em toda parte e, não raro, apesar das instituições. Porque sabemos que elas reivindicam comunidades outras, regidas por um circuito alternativo de afetos e não circunscritas por muros, títulos ou coisa que o valha. Porque sabemos que o sim é mais potente que o não.

Luminescências - Revista de literatura e outras artes lança ao mundo um convite ao brilho:

Você aceita?