Ludicidade e humanização da assistência em saúde – experiências do Projeto Resgatar

Autores

  • Viviane dos Santos Melo Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-8659-828X
  • Maria Edna Bezerra da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Igor Michel Ramos dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Rosiane Kellen de Oliveira Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Davi Porfírio da Silva universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v5i2.10063

Resumo

Objetivo: Apresenta-se um relato sobre emprego da ludicidade para promoção da humanização do cuidado em saúde em atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão Resgatar. Método: Trata-se de um relato de experiências vivenciadas entre os meses de agosto (2019) e janeiro (2020) em hospitais públicos de Maceió, Alagoas. Resultados: O Projeto Resgatar promove atividades lúdicas mediadas por acadêmicos de cursos superiores e tecnológicos de maneira interdisciplinar, multiprofissional e humanista em alas hospitalares pediátricas. Esse projeto, que realiza suas atividades há 10 anos, contou no período relatado com a colaboração de 39 extensionistas e 05 intervenções, abordando temas de relevância social na perspectiva da educação em saúde, atingindo um público aproximado de 175 pacientes e seus acompanhantes nas alas pediátricas do Hospital Geral e Hospital Universitário. Conclusão: A participação nas atividades do Resgatar possibilita uma ressignificação do cuidado em saúde e o desenvolvimento de habilidades que propiciarão o uso da ludicidade na atuação profissional. Pode-se aferir que as ações desenvolvidas se mostraram como uma estratégia efetiva para o alcance da humanização do cuidado na prática em saúde.

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Publicado

2020-10-13

Como Citar

Melo, V. dos S., Silva, M. E. B. da, Santos, I. M. R. dos, Silva, R. K. de O., & Silva, D. P. da. (2020). Ludicidade e humanização da assistência em saúde – experiências do Projeto Resgatar. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 5(2), 1477–1484. https://doi.org/10.28998/rpss.v5i2.10063

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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