O Conhecimento de Estudantes de Graduação em Primeiros Socorros: Uma Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.4526

Resumo

Objetivo: Analisar as produções científicas relacionadas ao conhecimento de estudantes de graduação em Primeiros Socorros. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos extraídos das bases LILACS, BEDENF, SCIELO e MEDLINE. Para tanto foram utilizados os descritores Primeiros Socorros, Conhecimento e Estudantes, sem recorte temporal. A busca identificou 33 artigos, dos quais, apenas 07 foram selecionados. A partir destes, mais 5 referências foram acrescidos a partir de suas próprias referências citadas, totalizando uma amostra final de 12 artigos. Resultados: Os estudos selecionados distribuíram-se entre os anos de 2010 e 2016 e avaliaram, sobretudo, o conhecimento e atitudes dos estudantes frente ao traumatismo, reimplante e avulsão dentária; o conhecimento, ou sua retenção, e atitudes frente aos Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida, Ressuscitação Cardiopulmonar e ao uso de Desfibriladores Externos Automatizados, além do gerenciamento de caixas de primeiros socorros domésticas. Conclusão: Embora a literatura indique que os conhecimentos sobre Primeiros Socorros estejam difundido nas universidades e em seu entorno, o presente estudo mostra que diversas pesquisas apontam déficits no conhecimento de estudantes universitários, nas situações citadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Porfirio da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Enfermagem pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas

Igor Michel Ramos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Enfermagem pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas

Paula Mariana Fragoso Torres, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Enfermagem pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas

Hallana Laisa de Lima Dantas, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Enfermagem pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas

Rossana Teôtonio de Farias Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Doutora em Patologia Ambiental e Experimental pela Universidade Paulista (SP). Docente do curso graduação em Enfermagem na Enfermagem na Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Como Citar

Silva, D. P. da, Santos, I. M. R., Torres, P. M. F., Dantas, H. L. de L., & Moreira, R. T. de F. (2019). O Conhecimento de Estudantes de Graduação em Primeiros Socorros: Uma Revisão Integrativa. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(1), 1055–1061. https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.4526

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)