O Conhecimento de Estudantes de Graduação em Primeiros Socorros: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.4526Resumen
Objetivo: Analisar as produções científicas relacionadas ao conhecimento de estudantes de graduação em Primeiros Socorros. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos extraídos das bases LILACS, BEDENF, SCIELO e MEDLINE. Para tanto foram utilizados os descritores Primeiros Socorros, Conhecimento e Estudantes, sem recorte temporal. A busca identificou 33 artigos, dos quais, apenas 07 foram selecionados. A partir destes, mais 5 referências foram acrescidos a partir de suas próprias referências citadas, totalizando uma amostra final de 12 artigos. Resultados: Os estudos selecionados distribuíram-se entre os anos de 2010 e 2016 e avaliaram, sobretudo, o conhecimento e atitudes dos estudantes frente ao traumatismo, reimplante e avulsão dentária; o conhecimento, ou sua retenção, e atitudes frente aos Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida, Ressuscitação Cardiopulmonar e ao uso de Desfibriladores Externos Automatizados, além do gerenciamento de caixas de primeiros socorros domésticas. Conclusão: Embora a literatura indique que os conhecimentos sobre Primeiros Socorros estejam difundido nas universidades e em seu entorno, o presente estudo mostra que diversas pesquisas apontam déficits no conhecimento de estudantes universitários, nas situações citadas.
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