Estágio em análises clínicas: a visão da gestão e egressos de Farmácia
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.10741Resumo
RESUMO
Objetivo: Conhecer a contribuição do Estágio em Análises Clínicas (AC) para a formação do profissional Farmacêutico. Método: Estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizado em uma instituição pública do nordeste brasileiro. Para o levantamento dos dados primários, na fase de pesquisa de campo, foi composto um Grupo Focal (GF) com egressos e entrevista semiestruturada com a gestão do curso. Os dados coletados foram obtidos mediante gravação de áudio e analisados à luz da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como lócus da profissionalização; Percepções sobre os fatores dificultadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC no Hospital Universitário (HU); Percepções sobre os fatores facilitadores do desenvolvimento da aprendizagem durante o Estágio em AC no HU. Resultados: Os caminhos apontados pelos discursos de egressos e da gestão do curso de Farmácia revelaram que ocorreram oportunidades de estabelecimentos de relações entre teoria e prática no cotidiano profissional do Estágio em AC. Indicaram, também, a necessidade de promover iniciativas de reflexão e avaliação das práticas desenvolvidas no estágio, em consonância com os objetivos formativos do curso, por meio de planejamento conjunto das atividades, bem como investimentos em desenvolvimento docente dos preceptores. Conclusão: A participação de egressos e da gestão do curso, na avaliação do ECS, apontou aspectos passíveis de realinhamento e forneceu subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo.
Palavras-chave: Hospitais de ensino; Estágio clínico; Serviços de laboratório clínico; Educação em farmácia; Preceptoria.
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