Promoção de saúde para docentes de escolas públicas: experiência da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.10782Resumo
OBJETIVO: Descrever as experiências vivenciadas nas atividades de promoção à saúde vocal para professores de escolas públicas, realizadas através de um projeto de extensão universitária. MÉTODO: Relato de experiência, em formato descritivo, das ações de promoção à saúde do projeto de extensão “Dê a voz a quem precisa”, no período de 2017 a 2019, com público alvo os docentes de escolas públicas do ensino fundamental. RESULTADOS: Foram desenvolvidas ações inicialmente por meio de mesas-redondas onde procurou-se oferecer conhecimento sobre fisiologia vocal, sintomas de voz e identificação de fatores desencadeantes de injúria vocal. Posteriormente, através de oficinas de cuidados com a voz e saúde abordou-se além de aspectos da saúde vocal, os sintomas clínicos mais comuns entre docentes. Prezou-se pela adoção de práticas educativas horizontais, que reconhecessem o professor como sujeito ativo de seu conhecimento. Notou-se que as atividades extensionistas de promoção em saúde vocal puderam ressignificar a saúde do professor como um todo. CONCLUSÃO: Os problemas de saúde vocal são significantes entre os professores e com as ações planejadas estes puderam obter ganhos em sua condição vocal e qualidade de vida. A atuação dos extensionistas, através de práticas educativas exemplares, pôde potencializar as transformações comportamentais que existiram, dando à extensão um significado preponderante de modificadora da realidade.
Palavras-chave: promoção de saúde; professor; Extensão Universitária.Downloads
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