Promoção de saúde para docentes de escolas públicas: experiência da extensão universitária

Autores

  • Therezita Peixoto Patury Galvão Castro Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas
  • Bianca Raphaelly Pereira Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Thereza Patury Galvão Castro Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
  • Vanessa Fernandes de Almeida Porto Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.10782

Resumo

OBJETIVO: Descrever as experiências vivenciadas nas atividades de promoção à saúde vocal para professores de escolas públicas, realizadas através de um projeto de extensão universitária. MÉTODO: Relato de experiência, em formato descritivo, das ações de promoção à saúde do projeto de extensão “Dê a voz a quem precisa”, no período de 2017 a 2019, com público alvo os docentes de escolas públicas do ensino fundamental. RESULTADOS: Foram desenvolvidas ações inicialmente por meio de mesas-redondas onde procurou-se oferecer conhecimento sobre fisiologia vocal, sintomas de voz e identificação de fatores desencadeantes de injúria vocal. Posteriormente, através de oficinas de cuidados com a voz e saúde abordou-se além de aspectos da saúde vocal, os sintomas clínicos mais comuns entre docentes. Prezou-se pela adoção de práticas educativas horizontais, que reconhecessem o professor como sujeito ativo de seu conhecimento. Notou-se que as atividades extensionistas de promoção em saúde vocal puderam ressignificar a saúde do professor como um todo. CONCLUSÃO: Os problemas de saúde vocal são significantes entre os professores e com as ações planejadas estes puderam obter ganhos em sua condição vocal e qualidade de vida. A atuação dos extensionistas, através de práticas educativas exemplares, pôde potencializar as transformações comportamentais que existiram, dando à extensão um significado preponderante de modificadora da realidade.

Palavras-chave: promoção de saúde; professor; Extensão Universitária.

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Biografia do Autor

Therezita Peixoto Patury Galvão Castro, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Brasil.

Bianca Raphaelly Pereira Alves, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Maria Thereza Patury Galvão Castro, Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Médica. Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Brasil

Vanessa Fernandes de Almeida Porto, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Fonoaudióloga. Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Brasil.

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Publicado

2021-03-28

Como Citar

Castro, T. P. P. G., Alves, B. R. P., Castro, M. T. P. G., & Porto, V. F. de A. (2021). Promoção de saúde para docentes de escolas públicas: experiência da extensão universitária. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 5(3), 1543–1551. https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.10782

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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