Promoção de saúde para docentes de escolas públicas: experiência da extensão universitária

Autori

  • Therezita Peixoto Patury Galvão Castro Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas
  • Bianca Raphaelly Pereira Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Thereza Patury Galvão Castro Centro Universitário Tiradentes (UNIT).
  • Vanessa Fernandes de Almeida Porto Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.10782

Abstract

OBJETIVO: Descrever as experiências vivenciadas nas atividades de promoção à saúde vocal para professores de escolas públicas, realizadas através de um projeto de extensão universitária. MÉTODO: Relato de experiência, em formato descritivo, das ações de promoção à saúde do projeto de extensão “Dê a voz a quem precisa”, no período de 2017 a 2019, com público alvo os docentes de escolas públicas do ensino fundamental. RESULTADOS: Foram desenvolvidas ações inicialmente por meio de mesas-redondas onde procurou-se oferecer conhecimento sobre fisiologia vocal, sintomas de voz e identificação de fatores desencadeantes de injúria vocal. Posteriormente, através de oficinas de cuidados com a voz e saúde abordou-se além de aspectos da saúde vocal, os sintomas clínicos mais comuns entre docentes. Prezou-se pela adoção de práticas educativas horizontais, que reconhecessem o professor como sujeito ativo de seu conhecimento. Notou-se que as atividades extensionistas de promoção em saúde vocal puderam ressignificar a saúde do professor como um todo. CONCLUSÃO: Os problemas de saúde vocal são significantes entre os professores e com as ações planejadas estes puderam obter ganhos em sua condição vocal e qualidade de vida. A atuação dos extensionistas, através de práticas educativas exemplares, pôde potencializar as transformações comportamentais que existiram, dando à extensão um significado preponderante de modificadora da realidade.

Palavras-chave: promoção de saúde; professor; Extensão Universitária.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Therezita Peixoto Patury Galvão Castro, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Brasil.

Bianca Raphaelly Pereira Alves, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Maria Thereza Patury Galvão Castro, Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Médica. Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Brasil

Vanessa Fernandes de Almeida Porto, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Fonoaudióloga. Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Brasil.

Riferimenti bibliografici

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Estimativa da população brasileira 2018. Rio de Janeiro, 2018.

Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (BR). Censo Escolar 2017. Brasília: MEC, 2018.

Castro TPPG, Alves BRP. Cuidando das queixas clínicas associadas aos sintomas de voz do professor. In: Castro TPPG. Cuidando da Voz e da Saúde do Professor. Maceió: Mascarenhas; 2019; 1: 49-57.

Williams NR. Occupational groups at risk of voice disorders: a review of the literature. Occup Med. 2003; 53(7), 456-60 [cited 2020 jul 27]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14581643/

Nunes MRM, Montibeller C, Oliveira K, Arrabaca, RCB, Theiss SMMB. Autoestima e saúde mental: Relato de experiência de um projeto de extensão. Psicol. Argum. [periódico na internet]. 2013; 31(73): 283-89 [citado 27 jul. 2020]. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20487/19741

Ministério da Educação (BR). Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: Ministério da Educação; 2012 [citado 27 jul. 2020]. Disponível: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf

Ministério da Saúde (BR), Gabinete do Ministro. Portaria 2.446 de 11 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [citado 27 jul. 2020]. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html

Servilha EAM, Arbach MP. Avaliação do efeito de assessoria vocal com professores universitários. Distúrb Comun. 2013;25(2):211-8 [citado 27 jul. 2020]. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/16474

Andrade, RB. Manual de eventos. Caxias do Sul: Educs; 1999.

Gasparini SM, Barreto SM, Assunção AA. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educ. Pesqui. 2005; 31 (2): 189-99 [citado 27 jul. 2020]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-97022005000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Behlau M, Zambon F, Guerrieri AC, Roy N. Epidemiology of voice disorders in teachers and nonteachers in Brazil: prevalence and adverse effects. J Voice. 2018; 26 (5): 665.e9-e18 [cited 2020 jul 27]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22516316/

Costa DB, Lopes LW, Silva EG, Cunha GMS, Almeida LNA, Almeida AAF. Fatores de risco e emocionais na voz de professores com e sem queixas vocais. Rev. Cefac. 2012; 15(4): 1001-10 [citado 27 jul. 2020]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-18462013000400030&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

França-Carvalho AD, Martins CHR, Conde EP, Monteiro HRS, organizadores. Estratégias de ensino: propostas multidisciplinares de aprendizagens significativas. Teresina: EDUFPI; 2013.

Penteado RZ, Ribas TM. Processos educativos em saúde vocal do professor: análise da literatura da fonoaudiologia brasileira. Rev. soc. bras. fonoaudiol. 2011; 16(2):233-39 [citado 27 jul. 2020]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-80342011000200020&script=sci_abstract&tlng=pt

Sampaio JF, Bittencourt CCBLD, Porto VFA, Cavalcante JC, Medeiros ML. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: Revisão Sistemática. Revist. Port.: Saúde e Sociedade. 2018;3(3):921-930 [citado 27 jul. 2020]. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/5282

Pubblicato

2021-03-28

Come citare

Castro, T. P. P. G., Alves, B. R. P., Castro, M. T. P. G., & Porto, V. F. de A. (2021). Promoção de saúde para docentes de escolas públicas: experiência da extensão universitária. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 5(3), 1543–1551. https://doi.org/10.28998/rpss.v5i3.10782

Fascicolo

Sezione

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i